A partir do próximo dia 1 de Julho entra em vigor a obrigatoriedade de usar um identificador em cada viatura que circule em estradas onde se cobrem portagens. O anúncio foi feito pelo secretário de Estado das obras públicas Paulo Campos, à margem do 16º Congresso da Federação Rodoviária Nacional.


Citado pela Lusa, o responsável explicou que o processo tem uma "grande complexidade tecnológica" já que obriga a " articular [o sistema] com todas as concessionárias e assegurar que o sistema funcione na perfeição, nomeadamente com as novas metodologias de pagamento".


A partir da mesma data estarão disponíveis novos sistemas de pagamento de portagens nas auto-estradas, como pré-pagamento com um cartão ou o pagamento pós-circulação, que na prática é o que já acontece a quem usa o sistema de Via Verde, por exemplo.


As novas regras para circulação em auto-estrada entram em vigor daqui a pouco mais de um mês, mas na verdade só ganham estatuto de obrigatoriedade um ano depois, já que o primeiro ano é de transição.


"Essa obrigatoriedade passa a ser efectiva ao fim de um ano. Ela será necessária ou efectiva para os carros que circulem nas estradas onde se irá cobrar portagens, nomeadamente nas três auto-estradas [do norte do país] que irão passar a cobrar portagens", cita ainda a agência noticiosa.


Paulo Campos referiu que o sistema será um dos mecanismos electrónicos disponíveis nas três SCUT (Costa de Prata, Norte Litoral e Grande Porto) que passarão a ter portagens em breve.