Dois terços dos responsáveis pelos departamentos de TI das empresas acreditam que a mobilidade terá um impacto tão grande ou maior que o registado com o surgimento da Internet nos anos 90.

Os dados são de um estudo divulgado hoje pela Accenture, que afirma que 67% dos CIOs e executivos de TI estimam que a adoção de soluções de mobilidade "vai impactar os seus negócios tanto ou mais do que a internet nos anos 90".

De acordo com o Accenture 2012 CIO Mobility Survey, as principais preocupações dos responsáveis são a segurança (50%) e os custos (43%). Contudo, 69% dos inquiridos alocariam mais de 20% do orçamento disponível este ano a investimentos na área da mobilidade.

Esta tendência é, contudo, mais dominante entre os responsáveis de empresas a operar nos mercados emergentes que nos mercados maduros. Para além de a percentagem de CIOs dispostos a investir (mais de 20% do orçamento) na mobilidade ser de 94% nos mercados emergentes e de 35% nos maduros, as diferenças refletem-se também ao nível dos progressos já feitos.

Ao que a análise apurou, nos mercados emergentes, 48% dos inquiridos já possuem uma estratégia de mobilidade "amplamente desenvolvida", enquanto nos mercados maduros apenas 12% dos que participaram no estudo afirmaram ter planos traçados nesta matéria.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Joana M. Fernandes

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.