Dois terços dos responsáveis pelos departamentos de TI das empresas acreditam que a mobilidade terá um impacto tão grande ou maior que o registado com o surgimento da Internet nos anos 90.

Os dados são de um estudo divulgado hoje pela Accenture, que afirma que 67% dos CIOs e executivos de TI estimam que a adoção de soluções de mobilidade "vai impactar os seus negócios tanto ou mais do que a internet nos anos 90".

De acordo com o Accenture 2012 CIO Mobility Survey, as principais preocupações dos responsáveis são a segurança (50%) e os custos (43%). Contudo, 69% dos inquiridos alocariam mais de 20% do orçamento disponível este ano a investimentos na área da mobilidade.

Esta tendência é, contudo, mais dominante entre os responsáveis de empresas a operar nos mercados emergentes que nos mercados maduros. Para além de a percentagem de CIOs dispostos a investir (mais de 20% do orçamento) na mobilidade ser de 94% nos mercados emergentes e de 35% nos maduros, as diferenças refletem-se também ao nível dos progressos já feitos.

Ao que a análise apurou, nos mercados emergentes, 48% dos inquiridos já possuem uma estratégia de mobilidade "amplamente desenvolvida", enquanto nos mercados maduros apenas 12% dos que participaram no estudo afirmaram ter planos traçados nesta matéria.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Joana M. Fernandes