A informação presencial vai ter um papel muito importante no crescimento da popularidade do chamado Mobile Instant Messaging (MIM) nos países da Europa Ocidental. Se o mercado deste serviço oferecido pela indústria móvel que permite aos subscritores beneficiar de comunicação instantânea através de mensagens está neste momento avaliado em 31,6 milhões de dólares, em 2010 o valor deverá igualar os dois mil milhões, numa taxa de crescimento anual de 131 por cento, prevê a Frost and Sullivan.




Isto acontecerá, segundo a consultora, porque a informação presencial indica a melhor forma de contacto desejável para determinado indivíduo, num determinado momento, melhorando assim o alcance da comunicação. Por exemplo, sugere a Frost and Sullivan, ao ver a informação presencial, um utilizador pode perceber que determinado contacto da sua agenda está numa reunião e no lugar de lhe telefonar, poderá enviar uma mensagem instantânea requerendo que este lhe ligue logo que possa.




Com os subscritores a darem mais ênfase à conveniência de usarem o serviço do que à tecnologia e às capacidades que esta oferece, os operadores móveis têm que oferecer mais do que apenas informação presencial para um sucesso de longa duração no mercado. "Têm que haver um esforço maior na criação de interfaces fáceis de usar que integrem efectivamente com as características do telemóvel, e por isso melhorando a experiência do utilizador", diz a consultora.




Além disso, a Frost and Sullivan considera que quando o MIM se tornar uma parte integrante de todas as aplicações de messaging, é vital que os operadores incluam a informação presencial das várias aplicações móveis numa agenda comum, em vez de apresentarem uma lista de contactos para cada aplicação.




Os serviços baseados em localização, como os jogos móveis, também deverão adicionar valor ao MIM. Fazer chamadas a partir de listas de contacto MIM, a troca fácil entre aplicações multimédia diferentes, transferência de ficheiros, opções de motor de busca, downloads de música e o video streaming são outras características que deverão contribuir para melhorar a experiência do utilizador e conduzir ao arranque do MIM no futuro.




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