A Intel anunciou um investimento de 1,2 mil milhões de dólares no projecto Mobilize Taiwan, uma iniciativa onde está em parceria com o ministério da economia da Formosa e que permitirá montar uma rede experimental suportada na tecnologia WiMax. No âmbito do acordo o Governo compromete-se a desbloquear o espectro necessário para garantir o funcionamento da tecnologia e o avanço do projecto piloto que arranca em 2008, avança a C|Net.



A tecnologia conhecida como próxima geração do WiFi, que suporta comunicações móveis e fixas de banda larga sem fios, é uma aposta estratégica da Intel que vêm anunciando um conjunto de investimentos nesta área.



Ainda este mês a fabricante americana anunciou a participação em 13 novas redes WiMax na Europa, América do Sul e norte da Ásia. Também recentemente foi comunicado a formação do Asian Broadband Campaign, uma iniciativa que visa dinamizar o desenvolvimento de novas redes WiMax no sudeste asiático. De acordo com a empresa o objectivo é trabalhar com governos, reguladores, operadores e sector público oferecendo serviços técnicos de consultoria.



Nesta região estão prestes a iniciar-se um conjunto de pilotos com a marca da Intel. Os testes agendados para a Malásia, Tailândia e Filipinas arrancam no final do ano, enquanto na Indonésia e Vietname estão agendadas experiências para o próximo ano. Nos vários pilotos em que está a participar, a Intel testa o processador Intel PRO/Wireless 5116, desenhado para modems wireless e gateways residenciais.



A Intel, como a maior parte dos operadores que têm em marcha experiências nesta área, ou intenção de vir a ter, olham para o WiMax como uma alternativa para garantir a cobertura da última milha até casa do cliente. Nesta perspectiva considera-se que a tecnologia pode ser uma resposta para garantir a cobertura em banda larga de zonas remotas, onde não é economicamente viável avançar com uma infra-estrutura física.



Notícias Relacionadas:

2005-05-06 - Intel e Sprint juntam-se para acelerar normalização da versão móvel do standard WiMax

2004-10-26 - Intel reforça interesse em tecnologia WiMax com investimento na Clearwire


2004-03-26 - Intel e Alcatel associam-se para a comercialização de equipamentos WiMax