A personalização e a interactividade serão alguns dos pontos chave para a tecnologia de televisão móvel, refere o estudo "This Box Was Made For Walking "conduzido pela London School of Economics a pedido da Nokia. A análise estuda o impacto que a mobile TV terá no seio das indústrias de transmissão e de publicidade.



As estimativas revelam que a introdução e adopção da tecnologia será acompanhada de experiências mais personalizadas e interactivas do que a televisão tradicional permite.



Os utilizadores serão capazes de receber conteúdos em qualquer altura, independentemente da sua localização e escolher aquilo que pensam ser mais adequado às suas preferências. Podem ainda criar e descarregar os seus próprios conteúdos enquanto fornecedores e publicitários estarão aptos para direccionar as suas ofertas aos clientes.



Shani Orgad, responsável pelo estudo, revela que estamos a entrar "numa nova era na televisão" onde será preciso "criar novos canais, programas e formas de ver televisão e de utilizar a Internet".



De acordo com os dados citados no comunicado enviado à imprensa, a tendência para a criação de self-made contents, impulsionados por serviços como o YouTube, será um dos trunfos da mobile TV. As câmaras incorporadas nos telemóveis são cada vez mais utilizadas nas filmagens dos utilizadores pelo que será necessária a criação de uma plataforma móvel que permita distribuir estes conteúdos entre utilizadores, à semelhança do que acontece com o serviço de partilha de vídeos mais popular do momento.




Publicidade e programação de conteúdos

O impacto do tempo de antena ocupado pela publicidade na difusão móvel foi igualmente objecto de estudo e os resultados apontam para a abertura de novas oportunidades para a indústria à medida que a interacção com a audiência vai sendo aprofundada.



Na mobile TV a publicidade será transmitida em spots de cinco a sete segundos, um tempo bastante inferior ao observado na transmissão televisiva, mas com uma taxa de sucesso superior à alcançada na difusão pela Internet, revelam os dados.



As estimativas apontam que a programação dos conteúdos será uma combinação do que já se assiste na televisão com novos produtos concebidos especificamente desenvolvidos para plataformas móveis.



A programação será na sua maioria generalista, embora sejam desenhados canais segmentados dedicados ao desporto, música, conteúdos para o público infantil, entre outros.



A filosofia em torno do conceito de televisão móvel é direccionada para programas curtos e concisos baseados no grau de importância da informação a ser apresentada.



Alguns dos conteúdos poderão ser divididos para que a transmissão seja efectuada em episódios diferentes.



O horário nobre das transmissões será diferente do utilizado pela televisão tradicional, já que, a maioria dos utilizadores assiste aos conteúdos móveis de manhã, durante o dia e a horários nocturnos tardios.

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