A violação regular da proibição de utilização de telemóveis e dispositivos electrónicos a bordo de aviões comerciais poderá estar a colocar em risco a navegação aérea, diz um estudo conduzido por um grupo de investigadores da Universidade de Carnegie Mellon, revelado esta semana.



Numa declaração, Bill Strauss, um dos investigadores, diz que "estes equipamentos podem interferir com a operação dos instrumentos do cockpit, especialmente os receptores de GPS, que são cada vez mais indispensáveis para uma aterragem segura". O investigador é especialista em compatibilidade electromagnética e integra o Departamento de Engenharia e Políticas Públicas da Universidade.




Admitindo que o risco é maior do que inicialmente esperado, o responsável indica ainda que em média, uma em cada quatro chamadas de telemóvel nos Estados Unidos é feita a partir de um voo comercial, especialmente em períodos críticos, como a descolagem ou aterragem, o que pode causar acidentes.




Os investigadores recomendam que a Federal Communications Commission (FCC) e a Federal Aviation Administration (FAA) iniciem a coordenação de standards de emissão electrónica para os quais não existem actualmente uma centralização entre as duas agências. Ao mesmo tempo é aconselhada a monitorização de rotina de emissões de rádio a bordo, de forma a monitorizar a utilização de aparelhos electrónicos por parte dos passageiros durante o voo.



Granger Morgan, director do departamento da Universidade que realizou o estudo, discorda da possibilidade dos utilizadores virem a usar aparelhos electrónicos durante os voos de avião. "Pensamos que deve ser mantida a limitação de uso de aparelhos electrónicos nos voos para segurança de todos os passageiros", sublinha.




Algumas companhias aéreas permitem já a utilização de computadores e outros aparelhos de electrónica a bordo dos seus aviões, estando também em estudo a utilização de telemóveis, nomeadamente na portuguesa TAP.

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