De acordo com informação avançada pela MEO, que foi parceiro fundador das telecomunicações da JMJ em Lisboa, foram processados 180 TB de dados na rede da operadora, incluindo as redes wired, wi-fi e rede móvel.

Olhando para o tráfego móvel, a MEO detalha que foram processados 150 TB, com cerca de 30% a serem processados pela rede 5G da operadora. A MEO afirma que o “volume de tráfego registado na rede móvel, no período do evento, corresponde a 3 vezes o valor do volume do período homólogo no mês de julho”.

Ao todo, houve um crescimento de 108% no volume do tráfego de roaming e de 135% em débito, em comparação com o início do mês de julho. A operadora dá também conta de mais de 3,2 milhões de minutos de chamadas realizadas.

A nível da velocidade da rede 5G, a MEO afirma que garantiu uma média de débitos de 400 Mbps de download, "numa área de 100 hectares, equivalente a 100 campos de futebol".

Jornada Mundial da Juventude: MEO abre a porta do War Room e mostra como vai garantir as comunicações no evento
Jornada Mundial da Juventude: MEO abre a porta do War Room e mostra como vai garantir as comunicações no evento
Ver artigo

Segundo a operadora, a aplicação móvel oficial da JMJ Lisboa 2023, disponibilizada pela MEO e desenvolvida pela Bliss Applications, registou mais de 280 mil downloads.

Já o website do evento, disponibilizado pela MEO, contou com mais de 2,3 milhões de visitantes desde o seu lançamento, em janeiro de 2023. "Entre 1 e 6 de agosto, registaram-se mais de 840 mil utilizadores, com Portugal, Espanha, Itália, França e Brasil no top 5 dos países com maior número de acessos", afirma a operadora.

A MEO avança que registou também mais de 65 mil acessos à app TV do MEO, com mais de 46 mil acessos às transmissões em direto. Além disso, entre os dias 1 e 6 de agosto, "a operação global de streaming da JMJ no SAPO registou mais de 210 mil visualizações, perto de 1 milhão de minutos, abrangendo 4 pontos principais de transmissão". Neste caso, as transmissões foram acedidas por utilizadores em 150 países.

Ao longo da semana da JMJ em Lisboa, a plataforma Vodafone Analytics esteve também a analisar os padrões de mobilidade durante o evento.

Plataforma analisa padrões de mobilidade durante a Jornada Mundial da Juventude
Plataforma analisa padrões de mobilidade durante a Jornada Mundial da Juventude
Ver artigo

Os dados disponíveis na plataforma, desenvolvida em parceria com a Celfocus, permitem verificar que 17,6% dos visitantes nacional que estavam em Lisboa eram oriundos de Setúbal, com 15,1% do Porto, 9,8% de Faro, 5,9% de Santarém e 5,4% de Évora. Ao todo, 10% dos residentes de Lisboa terão saído da cidade na semana anterior à JMJ.

A plataforma mostra que, durante o evento, estiveram presentes em Lisboa mais de 180 nacionalidades, incluindo 14,8% de visitantes franceses, 14,5% de visitantes espanhóis, 10,6% de visitantes italianos, 6,3% de visitantes polacos, e 5,7% de visitantes britânicos.

Clique nas imagens para ver com mais detalhe 

No que respeita aos principais concelhos onde os peregrinos pernoitaram destaca-se Lisboa (78,7%), seguindo-se Loures (2,9%), Sintra (2,4%), Oeiras (2,0%) e Amadora (2,0%). 

Os dados avançados pela plataforma da Vodafone permitem também perceber a distribuição de visitantes nos principais locais da JMJ em Lisboa, com o Parque o Tejo a reunir mais peregrinos (67%). Segue-se a Praça do Comércio (14%), o Parque Eduardo VII (12%), a Alameda D. Afonso Henriques (5%), e o Jardim Vasco da Gama (2%). 

Recorde-se que, anteriormente, dados da Plataforma de Gestão Inteligente de Lisboa (PGIL), do Centro de Gestão e Inteligência Urbana de Lisboa (CGIUL), mostraram como evoluía a dispersão de telemóveis em Lisboa, permitindo, por exemplo, verificar um número de telemóveis acima do normal no centro da cidade, no dia em que o Papa Francisco se encontrou pela primeira vez com os jovens peregrinos.

Nota de redação: A notícia foi atualizada com mais informação. (Última atualização: 11h20)