À medida que a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) avança em Lisboa, reunindo peregrinos vindos de um pouco por o mundo, novos dados da Plataforma de Gestão Inteligente de Lisboa (PGIL), do Centro de Gestão e Inteligência Urbana de Lisboa (CGIUL), mostram como evolui a dispersão de telemóveis na cidade.
Uma imagem, partilhada por João Tremoceiro, Diretor e Chief Data Officer do CGIUL, no LinkedIn, mostra a dispersão de telemóveis em Lisboa no dia 3 de agosto, o terceiro dia da semana da JMJ, pelas 15h55.
Na imagem são identificadas as quadrículas com valores abaixo ou acima do normal em comparação com a média de telemóveis presentes na mesma hora e dia da semana nas últimas oito semanas. Os valores abaixo do normal são representados a verde e acima do normal a vermelho.
Como explicado ao SAPO TEK por fonte oficial da Câmara Municipal de Lisboa, a informação é obtida através da triangulação das antenas às quais os telemóveis estão conectados, sendo “obtidos junto de um operador de telecomunicações, que disponibiliza a informação relativa aos 3 operadores".
Os dados correspondem "à quantidade de telemóveis existentes por quadrícula de 200x200m", sendo que "são disponibilizados anonimizados e a cada cinco minutos". A informação é depois integrada na PGIL, que integra atualmente perto de 4 milhões de registos diários sendo fornecida aos utilizadores para apoiar a tomada de decisões.
"O CGIUL é um serviço da Câmara Municipal de Lisboa cuja função é disponibilizar dados e analítica para apoio à decisão dos diversos serviços do município e, no caso das Jornadas Mundiais da Juventude, também a alguns serviços do Estado para apoio à gestão de operações de segurança/mobilidade", realçou fonte oficial da Câmara Municipal de Lisboa.
Ainda esta semana, uma imagem partilhada pelo Diretor e Chief Data Officer do CGIUL dava conta da dispersão de telemóveis na cidade no dia 2 de agosto, o segundo dia da semana da JMJ, pelas 13h40.
Recorde-se que, dados da MEO, que é parceiro fundador das telecomunicações da JMJ, no início da semana revelaram que foi registado um crescimento de 129% de tráfego de roaming e mais de 56 TB de tráfego de dados, dos quais mais de 16 TB foram processados pela rede 5G da operadora.
Os valores são descritos pela operadora como "números recorde no arranque do evento". Já no que respeita ao tráfego de voz, só no dia 1 de agosto a MEO registou mais de 204 mil minutos de chamadas. “São mais de 3400 horas, quase 142 dias de comunicações, em apenas 24 horas, só no Parque Eduardo VII”, realçou a operadora.
Nota de redação: Foi feita uma correção no primeiro parágrafo do artigo.
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