Dos Estados Unidos ao Rio de Janeiro são 14 horas de distância, mas, com a realidade virtual, os norte-americanos não vão precisar de um avião para lá ir mais amiúde. Entre as cerimónias de abertura e encerramento, basquetebol, ginástica, atletismo, voleibol, mergulho, boxe e esgrima, a NBC compromete-se a transmitir cerca de 85 horas de conteúdos em realidade virtual que serão disponibilizados nos Samsung Gear VR através de uma secção dedicada na aplicação NBC Sports Live Extra, noticia o The Verge.

A parceria com a Samsung confere exclusividade à plataforma da marca, o que obriga os interessados a munir-se de equipamentos compatíveis. Necessária à visualização é também a subscrição do canal NBC, o que vai dificultar a visualização dos conteúdos fora dos Estados Unidos.

A transmissão em VR da NBC vai iniciar-se a 6 de agosto e termina a 22 do mesmo mês.

Mas a aposta na realidade virtual durante esta edição das olimpíadas não se vai ficar pelo que se passa nos estádios e pavilhões desportivos. Mesmo fora dos maiores focos de ação, as entidades envolvidas na preparação dos jogos, encontram nesta tecnologia uma forma de envolver todos os interessados no ambiente de festa que se vai sentir na cidade.

Um dos exemplos desta articulação é o vídeo em 360 graus que a startup brasileira, UView360, produziu do remodelado Terminal 2 do Aeroporto Internacional Tom Jobim.

Estas são mais algumas das adições ao contexto tecnológico que se tem montado em volta destes Jogos Olímpicos. Relembre-se que, para além destas novidades, o Snapchat também já anunciou que lhe vai dar acesso aos bastidores dos eventos desportivos durante a competição.