A KPNQwest Portugal lançou hoje duas novas soluções para o mercado empresarial, a Corporate Box, um conjunto de serviços complementares da ligação à Internet, e o Corporate ADSL Vigilância, composto por serviços para vigilância de locais remotos via ADSL.



"A KPN dedicou os seis meses que se seguiram ao MBO à consolidação da operação, mas também ao desenvolvimento de novas soluções para o mercado, entre as quais as duas que hoje apresentamos e que pretendem colmatar carências de mercado identificadas por nós", referiu David Antunes, director geral da empresa, em conferência de imprensa (ver Notícias Relacionadas).



A Corporate Box consiste num único equipamento, com funções de servidor, com aplicações de segurança e com gestão e suporte, que permite a utilização de serviços complementares da ligação à Internet, como por exemplo a gestão de utilizadores, servidores de mail, de ficheiros, de proxy e de DNS, firewall, backup de ficheiros.



A solução é constituída por duas componentes, a componente hardware, ou seja a caixa que é instalada no cliente, e a componente de gestão remota dos serviços incluídos, que é efectuada através do Centro de Gestão Corporate Box localizado na KPNQwest. A única gestão efectuada pelo cliente é a dos utilizadores, nomeadamente a permissão ou interdição de acesso às aplicações.



A Corporate Box tem uma taxa de instalação de 150 euros e um custo fixo mensal de 95 euros, independentemente do número de utilizadores e do tipo de ligação à Internet usada pela empresa. Não é obrigatório que o acesso à Internet em uso no cliente seja KPNQwest.



Resultado de uma parceria com a Mundilarme, o novo serviço Corporate ADSL Vigilância permite a vigilância simultânea de diferentes locais remotos a partir de um ponto agregador central, com base em ligações permanentes através de linhas ADSL. É constituído pela ligação ADSL, fornecida pela KPN, e pelas câmaras de vigilância e o transmissor de imagens via Web que são fornecidos pela Mundilarme.



Direccionado para lojas, fábricas, escritórios e escolas, este novo serviço foi desenhado para que só o ponto agregador central possa visualizar num PC em tempo real tudo o que se passa nos outros locais remotos da empresa ou entidade, de modo a assegurar "a segurança, privacidade e confidencialidade no acesso à transmissão das imagens", refere-se em comunicado de imprensa.



O custo mensal do Corporate ADSL Vigilância é constante e independente do tráfego gerado e recebido, dependendo no entanto do número de locais remotos a vigiar. Além disso, o serviço compreende uma taxa de activação de 120 euros.



A solução implica que a empresa ou entidade cliente utilize uma ligação ADSL em cada local remoto e uma ligação ADSL no ponto agregador central, especialmente desenhadas e configuradas pela KPNQuest para esta aplicação, juntamente com o equipamento do sistema de vigilância por transmissão de imagem (SVTI).



David Antunes está optimista quanto às expectativas de venda dos novos produtos. Segundo o director geral da KPNQwest, o Corporate Box já tem duas encomendas e até ao final do ano a empresa espera vender 15 "caixas" mensalmente. A partir do próximo o número mensal deverá aumentar para cerca de 50. "No início há sempre uma determinada inércia a vencer" referiu o responsável.



Notícias Relacionadas:

2003-02-01 - Quadros da KPNQwest Portugal adquirem subsidiária portuguesa através de MBO