A Apple vai ter de lançar uma versão desbloqueada do iPhone em França no dia 29 de Novembro. O acordo entre a empresa de Steve Jobs e a Orange - operador responsável pela venda do equipamento no referido mercado - esteve envolto em alguns mal entendidos no início deste mês uma vez que a legislação francesa para as telecomunicações proíbe que os operadores móveis vendam telefones presos a uma só rede sem oferecer alternativa de desbloqueio.



Depois de um processo de negociações as duas partes chegaram a um consenso acordando que a Orange poderá vender duas versões do iPhone, uma bloqueada e outra livre de operador.



De acordo com o Herald Tribune, a versão bloqueada deverá custar perto de 393 euros enquanto que a versão livre terá um preço um pouco mais elevado. Por outro lado, os utilizadores que queiram ver o telemóvel desbloqueado antes de cumprirem os seis meses de subscrição obrigatória deverão pagar determinada maquia à Orange.



De acordo com o mesmo jornal, a Orange não revela publicamente se o acordo com a Apple implica a cedência de parte das receitas geradas pelos serviços associados ao iPhone.



Recentemente, a empresa de Steve Jobs selou acordos com a O2 e com a T-Mobile para a distribuição do equipamento no Reino Unido e na Alemanha. Por enquanto ainda não são conhecidos detalhes acerca de uma possível entrada do iPhone no mercado português.



Notícias Relacionadas:

2007-09-19 - Exclusivo do iPhone na Alemanha reservado à T-Mobile

2007-09-18 - Apple em parceria exclusiva com O2 para comercializar iPhone no Reino Unido

2007-09-17 - Exclusivo do iPhone na Península Ibérica pode estar a ser trabalhado entre PT e Telefónica