A fase principal do leilão chega hoje ao 170º dia, cumprindo 12 rondas e voltando a somar propostas na faixa de espectro dos 3,6 GHz, onde os operadores aumentaram as suas licitações em 780 mil euros. Somando os valores já propostos para os 52 lotes a concurso o encaixe potencial da fase principal está agora nos 364,2 milhões de euros, chegando aos 448,6 quando se faz a conta à fase dos novos entrantes.
Hoje as propostas concentraram-se apenas em 12 lotes, da faixa dos 3,6 GHz, na numeração J, aumentando de valor nas margens mínimas de 1%, uma prática que a Anacom quer abolir para acelerar o processo que já decorre desde 14 de janeiro.
Ainda não são conhecidos os resultados da consulta pública da alteração ao regulamento, mas entretanto a Altice avançou com uma providência cautelar para impedir a sua aplicação.
As faixas de espectro dos 3,6 GHz, nativas do 5G, estão entre as mais apetecíveis para os operadores e há vários lotes da gama J que já aumentaram mais de 430% o preço, estando agora no top dos que mais valorizaram durante o leilão.
No total, o encaixe potencial com estes 30 lotes já ultrapassa os 195 milhões de euros, mais de metade do encaixe que o Estado pode ter com a fase principal do Leilão do 5G.
Hoje a Anacom autorizou ensaios técnicos 5G na faixa dos 1800 MHz, mais um passo para os operadores poderem preparar-se para o lançamento dos serviços, assim que as licenças estiverem emitidas. A verdade é que os testes em Portugal têm sido realizados e o país foi até considerado um dos que mais testou o 5G, ainda antes do concurso avançar, mas agora está na cauda da Europa, entre os últimos Estados-membros a terem licenças atribuídas para iniciar a comercialização dos serviços.
Nota da Redação: A notícia foi atualizada com mais informação. Última atualização 19h29
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
20 anos de Halo 2 trazem mapas clássicos e a mítica Demo E3 de volta -
App do dia
Proteja a galáxia dos invasores com o Space shooter: Galaxy attack -
Site do dia
Google Earth reforça ferramenta Timelapse com imagens que remontam à Segunda Guerra Mundial -
How to TEK
Pesquisa no Google Fotos vai ficar mais fácil. É só usar linguagem “normal”
Comentários