A promoção do uso de voz da Internet está na base da criação de um novo grupo, designado Internet Voice Campaign, que nasce da VON Coalition e conta com apoios de peso no VoIP, como a EarthLink, Google, Pulver.com, Sonus Networks e Skype. Com a tecnologia a ganhar um número crescente de adeptos, e ao mesmo tempo a sofrer uma forte pressão das empresas de telecomunicações tradicionais, a associação pretende assim proteger os seus interesses enquanto tenta angariar maior número de apoios.



A criação do grupo foi adiantada por alguns meios de comunicação internacional, que referem os responsáveis da Internet Voice Campaign que referem a necessidade de informar os utilizadores para potenciar o crescimento do número de utilizadores, que a IDC estima rondarem actualmente os 3 milhões. Segundo previsões da mesma consultora, os utilizadores de VoIP poderão chegar aos 27 milhões em 2009.



Nas últimas semanas a credibilidade e segurança das comunicações de VoIp tem sido colocada em causa, com vários relatórios a apontar a possibilidade de serem afectados por vírus e ataques de Denial of Service. A somar a estas questões mantém-se ainda nos Estados Unidos o problema do suporte aos números de emergência 911, com as regras definidas pela FCC ainda não totalmente cumpridas por todos os operadores.



Em comunicado, Steve Howe, vice presidente dos serviços de voz da EarthLink salienta que chegou o momento da voz sobre Internet e que os consumidores precisa, de perceber a forma como o VoIP tem o potencial de revolucionar a maneira como comunicamos ao fornecer alta qualidade e alternativas de baixo custo às redes tradicionais.

Notícias Relacionadas:

2005-10-25 - Aliança inventaria problemas de segurança no VoIP

2004-05-21 - VoIP assume cada vez maior peso nas receitas de telefonia