Alguns líderes europeus revelaram hoje as suas expectativas para o Conselho Europeu de Barcelona, que se realiza entre os dias 15 e 16 de Março, nomeadamente em relação a temas como a banda larga, a promoção da inovação e a inclusão dos países candidatos à União Europeia no plano europeu tecnológico.



Entre as figuras de destaque salienta-se o primeiro-ministro do Reino Unido, Tony Blair, que em conjunto com o seu homólogo sueco, Göran Persson, chamou a atenção num artigo publicado no jornal The Times para a importância das comunicações em banda larga e do papel que esta tecnologia representa para o futuro competitivo da Europa, no combate ao desemprego e na capacidade de mobilidade dos funcionários.



Desta forma, estes dois altos responsáveis vão apresentar um pedido na cimeira que começa dia 15 para os representantes governamentais presentes adoptarem 2005 como a data a partir da qual a banda larga deverá estar disponível por toda a Europa.



Numa carta dirigida a Jose Maria Aznar, primeiro-ministro da Espanha - país que detém neste momento a presidência da União Europeia - três grupos empresariais franceses e alemães – o Mouvement des Entreprises de France, o Bundesverband der Deutschen Industrie e o Bundesvereinigung der Deutschen Arbeitgeberverbände - pedem mais atenção em relação aos assuntos que afectam o sector empresarial e a inovação na UE.



Mas, estas organizações pedem que o Conselho se debruce também sobre aspectos como o facto da competitividade ser mantida através da inovação e a necessidade de investir mais na cooperação entre empresas e governos, exigências que os grupos em questão garantem estar dentro do âmbito das exigências da federação sindical europeia UNICE.



Entretanto, segundo o serviço noticioso Cordis, a Comissão Europeia já determinou que Março será um mês de tomadas de decisão e planeamento para o processo de expansão da banda larga. Por seu lado, Jose Maria Aznar dirigiu um pedido aos 13 países candidatos a um lugar no espaço europeu para que estes assinem o processo começado em Lisboa em 2000 e que tem como objectivo transformar a Europa no mercado baseado no conhecimento mais competitivo do mundo em 2010. Os candidatos à UE foram também convidados a assistir à sessões em Barcelona onde estarão presentes outros chefes de governo, ministros dos negócios estrangeiros e da economia.



Recordamos ainda que já esta semana Romano Prodi, presidente da Comissão Europeia, aconselhou os Estados Membros a centrarem os seus esforços no progresso com base no conhecimento, ou seja, na pesquisa, inovação, tecnologias topo de gama e na necessidade dos Estados Membros implementarem de um modo mais celere as directivas da UE.



Notícias Relacionadas:

2002-03-12 - Presidente da Comissão Europeia apela ao investimento na pesquisa, inovação e tecnologia

2002-02-26 - Ministros reunidos em Vitoria apoiam Plano de Acção eEurope 2005

2002-02-26 - Presidência europeia avalia gestão UMTS e propõe base legal comum a todos Estados Membros

2002-02-13 - CE analisa progresso do eEurope Action Plan 2002 e estabelece novos objectivos

2002-02-06 - Crescimento do acesso em banda larga na Europa dependente do preço

2001-12-21 - Mercado Internet europeu dominado por desenvolvimento da banda larga previsto para 2002

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.