O número de 2 mil milhões de ligações 5G é considerado um marco para o desenvolvimento da tecnologia de conetividade móvel e foi revelado no relatório da 5G Americas, a associação do sector. Os dados, da Omdia, refletem um crescimento de 48% ano a ano, com mais de 170 milhões de novas ligações adicionadas em 2024.

"Ultrapassar dois mil milhões de ligações 5G é mais do que apenas uma marca, é um testamento do poder transformador do 5G a revolucionar indústrias e economias em todo o mundo. À medida que o 5G evolui para o 5G-Advanced, o seu papel para dinamizar a inovação e conetividade vai crescer".

Até ao final desta década o 5G deve chegar a 8,4 mil milhões, atingindo 59% de todas as ligações com tecnologia móvel sem fios.

Veja as imagens do estudo

Segundo os dados, a América do Norte continua a liderar a adoção, com mais de 264 milhões de ligação até final do terceiro trimestre de 2024. Neste último período foram adicionadas 22 milhões de ligações novas, um crescimento de 9%. A Omdia refere que o 5G já representa 37% das ligações sem fios na região, mais do dobro da taxa registada a nível global.

Na América do Norte as ligações 5G devem ultrapassar o 4G em 2025 com o desenvolvimento das redes standalone e o espectro mid band a crescerem, o que deverá impulsionar a adoção de empresas e consumidores.

A olhar para a América Latina, a associação indica que existe aqui uma grande oportunidade de crescimento. No último trimestre foram registadas mais 11 milhões de ligações, com a subida para 67 milhões, apesar do 4G ser ainda dominante. O Brasil. Chile, Porto Rico e Uruguai continuam a ser os mercados de maior penetração da tecnologia na região. 

Aqui a principal barreira é a falta de equipamentos a preços mais baixos, já que a maioria da população não tem recursos para comprar telefones 5G.