A Cisco apresentou uma linha de routers Wi-Fi que chega ao consumidor com uma nova marca. Cisco Valet será a nova designação para este tipo de oferta, que desde que a empresa comprou a Linksys em 2003 era vendida sob aquela marca.


De acordo com a Associated Press, o rebranding pretende contribuir para melhorar a imagem da fabricante neste mercado, onde uma elevada percentagem de clientes tem sido alvo de problemas na configuração dos routers, que acabam na devolução dos equipamentos.


Segundo a agência noticiosa, que indica valores referentes ao mercado norte-americano citados por alguns retalhistas, em cada quatro routers WiFi vendidos uma era devolvido à loja, porque os utilizadores não conseguiam configurá-lo.


Contactado pela agência Scott Kabat, director de marketing da Cisco para a área do consumo, explica que a nova marca é resultado de uma reflexão da empresa no âmbito do objectivo de uma maior afirmação enquanto marca do mercado doméstico.


A nova linha de equipamentos aposta num sistema de instalação e configuração mais simples. A forma de instalação também muda e o CD é substituído por uma drive flash USB, que os utilizadores introduzem no PC para instalar e configurar a nova ligação sem fios, num número mais reduzido de passos que o actual.


Nos Estados Unidos a nova marca de equipamentos vai estar disponível em duas versões, numa fase inicial. A diferença principal entre ambas será o alcance da ligação sem fios. Os preços variam entre 100 e 150 dólares.


A marca Linksys não será totalmente abandonada pela Cisco, que continuará a usá-la em segmentos mais técnicos.



O TeK questionou a empresa relativamente ao mercado português e está a aguardar resposta.