A MEO convocou a imprensa para o seu Centro Tático, na sede da Altice Portugal, para apresentar os seus novos produtos de televisão para os próximos meses. “Este é o gabinete de crise permanente, uma sala importante onde se tomam decisões dedicadas ao bem-estar dos clientes”, destaca João Epifânio, administrador do segmento de consumo da Altice, na abertura das “hostilidades” das novidades relativas aos pacotes MEO.

De forma a aproveitar a reentre, e com olhos postos na época natalícia, a Altice encontra-se empenhada a cumprir os seus quatro milestones principais: a continuação de espalhar as infraestruturas de comunicações fixas e móveis, referindo que tem 4,8 milhões de lares. O segundo pilar prende-se com a inovação, e neste caso a Altice Labs continua a desenvolver o seu ecossistema, juntamente com outras empresas parcerias, nacionais e internacionais, “o que permite exportar inovação para os quatro cantos do mundo”, salienta João Epifânio. A qualidade do serviço e a diversificação de oferta são os dois milestones seguintes que a empresa deseja alargar, e foi esse o motivo da apresentação. João Epifânio considera que a MEO é mais que um serviço de telecomunicações, é atualmente reconhecida como uma marca de entretenimento.

Mas há outras novidades, que embora ainda estejam a ser ultimadas e no segredo dos deuses, foi revelado que a Altice está a negociar com uma entidade bancária, procurando alargar o espectro de pagamentos aos seus clientes, estejam eles em dispositivos Android ou iOS. Nas lojas online, na altura de pagamento, os utilizadores vão poder escolher a opção de débito na fatura da MEO.

Importante referir que a Altice fechou também uma importante parceria com a Amazon, que para além de englobar a opção de pagamento na conta da MEO, dá acesso aos clientes à App integrada no seu ecossistema. A aplicação, disponível à semelhança da Netflix arrancou numa primeira fase em França, através da Box Altice, com a empresa a garantir que era a primeira vez que a Amazon fazia uma parceria deste género de introduzir o Prime Video numa operadora de telecomunicações. O acesso à Amazon Prime continua a necessitar de ter uma conta ativa com a empresa, e pagar a respetiva mensalidade, que como referido pode passar a constar na fatura da MEO.

Novos hábitos requerem novas ofertas de serviços e conteúdos

Tiago Silva Lopes, diretor de produtos e serviços B2C, refere que atualmente as pessoas têm hábitos diferentes no consumo, quando comparado com o que faziam há alguns anos. “Ver filmes hoje em dia é quase como que fazer um intervalo da nossa série televisiva, para continuar depois a devorá-la”, refere Tiago Lopes, revelando a aposta da MEO em conteúdos passíveis de Binge Watching (ver temporadas seguidas de uma série). A empresa pretende acompanhar essa transformação de mentalidade, apostando em primeiro lugar na cobertura total de fibra em Portugal, uma promessa marcada para 2020.

Tudo isso influenciou os novos pacotes de serviços disponíveis temáticos, e após ouvir o feedback dos clientes, uma das conclusões que chegou foi que era necessário ter pacotes agregadores para toda a família, invés de obrigar a comprar em separado. Assim nasceu o novo canal Séries e Filmes, que como o nome indica contém conteúdos para serem devorados on demand, seja em HD ou 4K.

O novo canal vai ocupar temporariamente o canal 17 da grelha, que segundo é referido, serve atualmente para promover outros canais no serviço. Este arrancou em agosto e substitui o anterior Meo Séries. E para garantir os melhores conteúdos, a MEO estabeleceu parcerias com a AMC, garantindo para já a série The Son. Segundo Tiago Lopes, a AMC é o canal mais avançado no que diz respeito a integração em outros serviços. A MEO reforçou ainda a parceria com a AXN, curando conteúdos como Chicago Fire, The Good Doctor ou The Rookie.

tek joão
João Epifânio, administrador do segmento de consumo da Altice

A grande novidade é a parceria com a BBC, “que oferece um catálogo em constante evolução, incluindo as séries emblemáticas e clássicas, até às mais atuais que já podem ser acedidos através dos pacotes de filmes e séries”, destaca Tiago Silva Lopes. Será possível ver séries como Alô Alô, Black Hader e outras clássicas britânicas.

Há ainda outros reforços, como o Cine Mundo na oferta filmes, que cada vez mais estreia novidades que saltam do cinema. O Cartoon Network é uma aposta que se mantém desde há dois anos, sendo direcionado para os membros mais jovens da família. A MEO tem garantindo algumas antestreias em exclusivo, face às operadoras rivais, destaca.

O objetivo é manter os clientes MEO no seu ecossistema, acedendo aos conteúdos de outros parceiros, como a Netflix e Amazon Prime. Mas não é só ao nível de conteúdos que a MEO pretende destacar-se, mas também na experiência de utilização e navegação. À semelhança do que a Netflix oferece, quando acaba um episódio de uma série, os utilizadores podem ser encaminhados para o seguinte, mantendo a fluidez de visionamento.

Os fãs de desporto também vão sair a ganhar, explica Tiago Lopes, visto o reforço dos conteúdos da Eleven Sports e da Sport TV, que juntos dão origem a 11 canais desportivos. É nesse sentido que a MEO introduz a experiência Multiview, que permite acompanhar quatro canais em simultâneo, em formato picture in picture, saltando entre eles de uma forma muito simples e rápida. No entanto, foi explicado que não dá para misturar conteúdos de ambos os canais rivais, mas sim alternar entre os seis da Eleven Sports e os cinco da Sport TV.

Além do Multiview, a experiência de visionamento da MEO garante aos espetadores brincarem com a Timeline dos jogos. Trata-se de um sistema de repetições “quase on demand”, em que se podem ver repetições dos golos, lances mais perigosos, cartões, constituições da equipa, polémicas, o VAR, entre outros. Os eventos vão sendo listados na cronologia da partida, curados por técnicos dos respetivos canais. Juntamente com o Multiview, os utilizadores podem passar a respetiva partida para uma janela secundária e consultar os conteúdos paralelos.

Relativamente a preços, a MEO oferece o pacote triplo (filmes, séries e desporto) em oferta promocional para atuais clientes de 9,99 euros, incluindo os canais Eleven Sports e MEO Filmes e Séries. Para novos aderentes à Fibra Ultra HD do MEO a empresa oferece até seis meses mediante os pacotes que subscrever.