
Estamos a tornar-nos cada vez mais dependentes dos nossos dispositivos móveis como vem provar mais um estudo, neste caso da Pew Internet & American Life Project, e relativo aos Estados Unidos. Nas respostas dadas, os norte-americanos mostram que a vida quotidiana se complica sempre que não têm o telefone à mão, nomeadamente se quiserem evitar falar pessoalmente com alguém.
Os dados apurados revelam que mais de um quarto dos inquiridos já deixaram de fazer ou tiveram dificuldade em realizar determinada tarefa porque não tinham o telemóvel consigo.
Pela negativa, há frustração cada vez que o telemóvel demora mais a fazer um download (dizem 20%); quando há dificuldade em ler alguma coisa porque o ecrã é pequeno demais (16%); ou quando a sms a enviar ultrapassa os imites de texto impostos (10%).
Paralelamente, os telefones revelam-se um importante recurso em situações de emergência, com 40% dos inquiridos a afirmar que já se socorreu do telefone em tais alturas, com resultado positivo.
Servem igualmente como dispositivos de entretenimento quando os seus utilizadores estão aborrecidos e a precisar de um foco de distração, ao mesmo tempo que dão muito jeito quando se pretende evitar contacto pessoal, isto a avaliar pelos 13% que admite já ter fingido conversas ao telemóvel só para não falar a alguém que anda por perto.
Enviar mensagens e tirar fotografias continuam a liderar a lista de utilizações prioritárias dadas ao telemóvel pelos norte-americanos (perto de três quartos dos inquiridos usa o telefone com tal propósito).
Entre as atividades mais comuns estão igualmente o envio de fotos e vídeos e o acesso à Internet, revela a análise da Pew Internet.
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
TUGA quer explorar a mobilidade como serviço por terra (e também pelo ar?) -
App do dia
DuckDuckGo tem uma nova ferramenta para conversar de maneira privada com chatbots de IA -
Site do dia
Phase é uma plataforma gratuita que ajuda designers a criar animações simples -
How to TEK
Como partilhar facilmente uma palavra-passe com um familiar próximo através do smartphone?
Comentários