Os números compilados pelo Barómetro de Telecomunicações da Marktest revelam que 1,179 milhões de residentes em Portugal, com mais de 14 anos, já trocaram de operador móvel, o que perfaz 16,8 por cento do universo em estudo.


São os utilizadores mais jovens os que contabilizaram um maior número de respostas afirmativas, com 44,1 por cento dos inquiridos com idades entre os 15 e os 34 anos a revelarem já ter mudado de operador.




Entre os utilizadores inseridos em escalões etários mais elevados a taxa de fidelização aos operadores é maior, já que, apenas 15,5 por cento dos inquiridos com mais de 54 anos afirmam ter trocado de rede móvel.




Na distribuição por regiões regista-se uma maior tendência para trocar de operador móvel no Litoral Centro (19 por cento) e Litoral Norte (18,4 por cento), registando-se o oposto nas regiões autónomas, onde apenas 13,7 por cento dos utilizadores com telemóvel afirmam já ter trocado de operador móvel.




O mesmo estudo conclui que são os indivíduos pertencentes às classes sociais média e média baixa os que mais trocam de operador, com 37,2 por cento dos utilizadores a responderem afirmativamente.




Os motivos que mais influenciam os utilizadores a mudar de rede são os preços (2,7 por cento) e a possibilidade de partilharem o mesmo operador com amigos e familiares (27,4 por cento).




De acordo com os números da Marktest, 77,5 por cento dos utilizadores afirmam manter-se fiéis ao seu operador, o que corresponde a 16,8 por cento da amostra inquirida.


Notícias Relacionadas:


2006-05-15 - Mais de um milhão de portugueses utiliza telemóveis de terceira geração

2006-02-05 - Utilizadores de telemóveis satisfeitos com operadoras