A Media Capital Telecomunicações (MCT) anunciou hoje o abandono em definitivo do negócio de banda larga. A decisão tem efeitos a partir do próximo dia 31 de Agosto, altura em que os clientes actuais passam para um outro service provider, segundo a empresa, sem custos de activação ou quebras de serviço. Neste momento estão ainda a ser finalizadas as negociações com o operador que passará a gerir a actual base de 2 mil clientes ADSL da Media Capital, explicou ao TeK Ana Duarte, responsável pela interligação e regulação na MCT.



A decisão decorre de um processo longo que no início deste ano levou o IOL (assim como o Clix) a anunciar o bloqueio do serviço à entrada de novos clientes. Ambas as empresas reclamavam novas condições de partilha de receitas com a entidade grossista, a PT Comunicações e a imposição de algumas limitações à oferta do grupo PT no mercado de retalho, através da Telepac.



A Media Capital vem agora considerar que as medidas postas em vigor pelo regulador das comunicações, Anacom não introduziram alterações significativas ao modelo de negócio que rege as relações entre ISPs e entidade detentora da infra-estrutura e decide abandonar em definitivo a prestação de serviços de acesso à Internet em banda larga.



"A intervenção tentada pela Anacom no início de 2004 para estabelecer regras de concorrência equilibrada revelou-se insuficiente, na medida em que a nova oferta Wholesale Rede ADSL PT, anunciada no dia 7 de Junho, em nada melhorou a situação anterior", detalha o comunicado.



A Media Capital acrescenta que investiu 6 milhões de euros no negócio da banda larga, valor que não conseguiu recuperar durante o período em que manteve o serviço activo. O documento reitera ainda as acusações à PT de concentrar na área grossista custos exagerados, levando ao esmagamento de margens dos ISPs.



No início do ano a Media Capital tinha requerido a actuação da Autoridade da Concorrência relativamente a esta situação. O processo mantém-se e irá seguir o seu curso normal, "uma vez que o abandono do negócio por parte da MCT decorre precisamente de muitas das questões em aberto nessa queixa", acrescenta Ana Duarte.



Nova imagem no IOL



Ontem (terça feira) o grupo anunciou a nova imagem do site IOL que inclui o redesenho de todas as páginas, com vista a acomodar o novo logótipo e um design mais dinâmico, explica a empresa.



Entre os principais objectivos desta reorganização gráfica contam-se a intenção de dar maior destaque a áreas novas ou reformuladas como o motor de busca, o serviço Clube Amizade ou a secção de classificados.



Este novo layout procura ainda dar melhor resposta às preferências dos anunciantes, optando por enquadrar um modelo standard de publicidade, mais requisitado, admite a empresa em comunicado.



Nota de Redacção[28-07-2004 10:44]: A notícia foi actualizada com declarações de uma responsável da MCT sobre o abandono do negócio ADSL.



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