O acordo entre a Altice Portugal e o sistema de cabos submarinos Medusa, operador de Infraestruturas Submarinas do Mediterrâneo, foi assinado durante a conferência Subsea World 2022 em Marselha, tornando mais próxima a amarração do cabo em Carcavelos, que está prevista para 2024 e envolve um investimento de 326 milhões de euros.

A estação de cabos submarinos de Carcavelos será o ponto ocidental da rota de mais de 8.700 km do Medusa, o mais longo cabo submarino do Mediterrâneo. O Medusa vai ligar nove países de África e da Europa através dos seus pontos de amarração em Portugal, Marrocos, Espanha, França, Argélia, Tunísia, Itália, Grécia, Egipto e Chipre.

O cabo vai ser construído pela Alcatel Submarine Networks (ASN), com segmentos que integram até 24 pares de fibras e capacidade de 20 Tbit/s por cada par de fibras e o investimento total é de 326 milhões de euros.

A Altice Portugal vai fornecer o know-how e infraestruturas e os futuros clientes do Medusa poderão beneficiar da ligação entre a Estação Internacional de Carcavelos e o centro de coinstalação e interligação da rede internacional da empresa em Linda-a-Velha.

Estudo posiciona Portugal como peça central na estratégia de dados europeia
Estudo posiciona Portugal como peça central na estratégia de dados europeia
Ver artigo

No projeto de parceria com a AFR-IX, a Altice Portugal assegurará os serviços de amarração do cabo submarino, incluindo energia e condutas desde a praia até à estação; serviços de operação e manutenção, e conectividade entre a estação e outros pontos de referência internacionais em Portugal, nomeadamente centros de dados, outras estações de cabo submarino e teleportos.

A ligação através de cabos submarinos é cada vez mais importante para assegurar a conetividade das grandes plataformas digitais e ainda este ano deverá ficar a funcionar em Portugal o Equiano, cuja amarração foi concluída em maio.

Portugal tem uma posição quase única na Europa que beneficia da localização geográfica e que foi destacada num estudo da Deloitte onde se refere que Portugal é um dos poucos países do globo com ligações de dados diretas aos cinco continentes, sendo a base de grandes investimentos em cabos submarinos e com boa conetividade terrestre com a Europa.

Depois da instalação do EllaLink, e do Equiano, da Google está prevista a instalação de mais dois cabos submarinos em Portugal nos próximos três anos, o Medusa, cujo acordo foi agora assinado com a AFR-IX e o 2África, do Facebook.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.