Durante os 12 meses de 2009 as fabricantes de telemóveis entregaram para venda, em todo o mundo, 1,1 mil milhões de terminais, valor 4,5 por cento abaixo do verificado no ano anterior.

As contas são da ABI Research que, no entanto, prevê a recuperação do mercado, com base nos dados apurados entre Outubro e Dezembro.

A consultora refere que nos últimos três meses do ano, foram distribuídos cerca de 336,5 milhões de telefones móveis, num aumento de 15,1 por cento comparativamente ao trimestre anterior.

A concorrência entre fabricantes terá reduzido o preço médio por unidade em dois por cento, face ao início do ano, para os 117,55 dólares.

A Nokia continua a liderar, arrecadando uma quota de 37,7 por cento, mas o destaque continua a ir para a Samsung, que fez crescer a sua participação até aos 20,5 por cento, consolidando a segunda posição do mercado de fabricantes. A LG surge em terceiro lugar com 10,1 por cento de quota.

Sony Ericsson, com uma participação de 4,3 por cento, e Motorola, com 3,6 por cento do mercado, ocupam, respectivamente, a quarta e quinta posição do ranking.

"2009 começou com previsões pouco optimistas, mas o quarto trimestre ajudou o mercado mundial de telemóveis a encerrar o ano de forma mais positiva", referem os analistas da ABI Research, em comunicado. Para este ano, a empresa considera que serão entregues para venda 1,2 mil milhões de terminais.

As previsões de recuperação do mercado da consultora vão ao encontro de outras estimativas, nomeadamente da Nokia, que acredita que em 2010 se comercializem 10 por cento mais telemóveis que em 2009.