Desde que chegou ao mercado, a Digi tem agitado as águas nos preços e ofertas dos pacotes dos serviços de telecomunicações. Desde então a Deco Proteste tem feito uma análise do impacto da nova operadora no mercado e na adesão dos consumidores.

No mais recente estudo do mercado, a defesa do consumidor dá conta de alterações de preços nas três principais operadoras, a MEO, NOS e Vodafone. As empresas baixaram 2 euros ao preço dos pacotes compostos por televisão, internet fixa, internet móvel com cartão de dados com 100 GB de tráfego, com um preço a começar nos 53,99 euros, correspondente à segunda semana de janeiro.

Operadoras "low cost" sobem preços. DIGI não mexe nos tarifários
Operadoras "low cost" sobem preços. DIGI não mexe nos tarifários
Ver artigo

O preço continua a ser acima do valor da Digi, que pratica um preço de 27 euros nos pacotes equivalentes. Pelo meio ainda estão as marcas low-cost dos três principais operadores: Woo, Amigo e Uso, com preços compreendidos entre os 33 e 35 euros. Neste caso, o preço não está diferente da análise feita pelo SAPO TEK no início de janeiro.

preços janeiro telecomunicações
preços janeiro telecomunicações Créditos: Deco Proteste

Ou seja, depois de uma reação em novembro do ano passado com a entrada da Digi no país, as low cost subiram o preço no início do ano, mantendo um preço acima do novo entrante. E como a Deco Proteste aponta, as ofertas das marcas mais baratas têm menos canais incluídos e nem sempre a box de TV é entregue ao cliente, obrigando a usar a app Android ou Apple TV para aceder ao serviço de televisão.

Nos pacotes de televisão, internet fixa e internet móvel com dois cartões, a Deco Proteste dá conta do aumento das três principais operadoras no mês de janeiro, depois de terem baixado em 2 euros no mês de dezembro, custando agora 59,99 euros. Nas low cost, apenas a Amigo tem esta oferta, mas no último mês decidiu aumentar o valor cobrado de 32 euros para 41 euros. É ainda referido que a Digi baixou o preço de 2 para 1 cêntimo por mensagem no envio de SMS para outras redes.