O mercado da telefonia móvel está a registar um novo boom, segundo indica um estudo recente. As vendas de terminais durante o primeiro trimestre deste ano saldaram-se, de acordo com a Strategy Analytics, em 153 milhões de unidades, num aumento de 40 por cento.



A impulsionar o acentuado ressurgimento estiveram os telefones de câmara fotográfica digital incorporada e as renovações do "portfólio" móvel nos Estados Unidos, Europa e Coreia.



Embora o mercado tenha crescido, a número um dos telemóveis Nokia viu a sua quota baixar para menos de 30 por cento, valores que há muito não registava. Os problemas da líder finlandesa ajudaram as suas rivais a ganharem representatividade.



Os números da Strategy Analytics diferem dos apresentados pela própria Nokia, que na comunicação de resultados do primeiro trimestre garantiu ter atingido uma quota de mercado de 35 por cento, com vendas de 44,7 milhões de unidades. A fabricante de telemóveis estima vendas totais de equipamentos (de todas as marcas) na ordem dos 128 milhões, enquanto a consultora aponta para 153,1 milhões, o que justificaria a diferença nas quotas de mercado.


Ocupando a segunda posição, a Motorola viu as sua quota de mercado aumentar para 16,5 por cento face aos 15,3 por cento conseguidos entre Janeiro e Março de 2003, com a venda por unidades a crescer 50 por cento, indica a Strategy Analytics.



A Samsung e a Siemens reforçaram as suas terceira e quarta posições, enquanto a SonyEricsson também conseguiu ganhar terreno.



A consultora prevê que sejam comercializados, a nível mundial, cerca de 586 milhões de telefones, até ao final do ano.



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