As ofertas fixas suportadas em tecnologia GSM continuam a dar um empurrão decisivo no crescimento do mercado fixo de telefonia que durante vários trimestres, antes do surgimento destas ofertas, decresceu.



De acordo com os números hoje divulgados pela Anacom, relativos ao segundo trimestre deste ano, mostram que existiam em Portugal no final do mês de Junho 3,3 milhões de clientes do serviço fixo de telefone, na modalidade de acesso directo. O número representa um aumento de 0,6 por cento face ao trimestre anterior e de 6 por cento face ao mesmo período do ano passado.



Os novos dados também revelam a perda de quota de mercado do grupo Portugal Telecom que no trimestre foi de 2,6 por cento e face ao período homólogo de 13,3 por cento, para se fixar no final do trimestre nos 70,9 por cento.



A perda de terreno do grupo PT resulta não apenas das novas ofertas fixas suportadas em GSM e do crescimento das ofertas em acesso directo, diz o regulador, mas também do aumento dos acessos ORLA activados. Além do número de acessos, o decréscimo de quota do incumbente estende-se aos minutos de conversação e às chamadas, que no período em análise voltaram a recuar ligeiramente em vantagem dos operadores alternativos. Os concorrentes da PT ao longo do último ano aumentaram as suas quotas em 2,5 e 2,3 por cento, respectivamente nos minutos de conversação e nas chamadas.



Em termos globais existiam no final de Junho 4,2 milhões de clientes do serviço fixo telefónico, número que soma os clientes em acesso directo com os clientes em acesso indirecto, modalidade que aliás tem vindo progressivamente a diminuir. Tanto na componente de pré-selecção (21 por cento, numa comparação homóloga), como na componente de selecção chamada-a-chamada (40,3 por cento).



Entre Abril e Junho o tráfego originado na rede fixa foi de 2,1 mil milhões de minutos, gerados em 712 milhões de chamadas. Os números representam um decréscimo de 7,8 por cento nos minutos de tráfego e de 6 por cento no número de chamadas realizadas, em termos homólogas.



Notícias Relacionadas:

2007-06-01 - Novas ofertas determinantes na captação de clientes para a rede fixa

2006-03-08 - Novos operadores ganham clientes na rede fixa com ofertas integradas

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.