Mais uma vez as vendas de telemóveis superaram os valores anteriores, com o terceiro trimestre a bater novo recorde. No total foram comercializados 254,9 milhões de dispositivos em todo o mundo, cerca de 8 por cento a mais do que os números registados entre Abril e Junho deste ano e mais 21 por cento do que no mesmo período do ano transacto, afirma a IDC.



A consultora acredita que o volume de vendas está relacionado com o aproximar da época natalícia, pelo que é de prever que o aumento na procura de dispositivos continue a crescer, até porque, junto dos fabricantes existe a tendência de desenvolver novos modelos e campanhas até ao final do ano.



Os resultados do estudo apontam mais uma vez a Nokia como a líder de vendas durante o terceiro trimestre. A fabricante finlandesa comercializou 88,5 milhões de unidades durante o referido período, ocupando agora 34,7 por cento do mercado, mais 3,1 por cento que no mesmo trimestre de 2005.



O segundo lugar no ranking de vendas é ocupado pela Motorola que vendeu cerca de 54 milhões de equipamentos, o que lhe garante 21,1 por cento de quota de mercado.



As vendas mundiais da Samsung (30,7 milhões) e da Sony Ericsson (19,8 milhões) valeram-lhes o terceiro e quarto lugar, o que representa uma quota de mercado de 12 e 7,8 por cento no mercado global.



O relatório trimestral da IDC refere que a procura de telemóveis tem vindo a crescer nos mercados emergentes, devido à oferta de dispositivos de baixo custo enquanto que, nos mercados maduros, a tendência é para a aquisição de equipamentos que possuam novas capacidades ou design mais apelativo, nomeadamente os telefones ultra-finos e com leitor de MP3.

Notícias Relacionadas:

2006-09-22- Popularidade dos telemóveis é maior entre os jovens

2006-09-21 - Empresas juntam-se para diminuir impacto ambiental da utilização de telemóveis