
As vendas de telemóveis em Portugal voltaram a descer, naquele que é o oitavo trimestre consecutivo em que a comercialização destes dispositivos conhece uma queda no mercado nacional. Nem o crescimento nas vendas de smartphones ajudou a alcançar números positivos.
Entre junho e setembro foram vendidos 1,13 milhões de telemóveis, menos 18% do que em igual período do ano passado. Apesar da descida registada ano após ano, as vendas globais aumentaram 4,7% relativamente ao trimestre anterior.
Os dados são do estudo IDC European Mobile Phone Tracker e concluíram que em Portugal, no terceiro trimestre, a venda de smartphones aumentou 21% num ano e representou 40% do total das vendas, ao serem comercializadas 451 mil unidades dos telemóveis inteligentes. Em oposição, os telemóveis tradicionais afundaram-se nas vendas com uma queda de 32% relativamente a igual período de 2011, ou seja, menos 679 mil dispositivos.
"O terceiro trimestre foi o pior período de vendas de verão de sempre no mercado de telemóveis em Portugal, devido à forte queda do segmento dos telefones tradicionais e à contração da procura no segmento de smartphones", comentou em nota de imprensa o responsável europeu de research da área de telefones móveis da IDC, Francisco Jerónimo.
O investigador justificou ainda o aumento das vendas face ao segundo trimestre com a maior procura "sazonal" de telemóveis que é causada pela chegada dos emigrantes portugueses.
A IDC estima que as vendas continuem em queda durante o último trimestre de 2012, cenário que deverá manter-se ao longo do próximo ano. O mercado vai ser sustentado por dois setores muito distintos: o dos telemóveis de baixo custo e os de gama alta.
Samsung, líder mundial e líder nacional
Dos 1,13 milhões de telemóveis vendidos em Portugal no terceiro trimestre, a Samsung foi responsável por 435 mil dessas vendas, o que garantiu à marca sul-coreana uma quota de mercado de 39%. Ainda assim, as vendas da Samsung em Portugal baixaram 12% relativamente ao período homólogo do ano passado.
[caption][/caption]
A Nokia foi a segunda marca que mais telemóveis vendeu, num total de 326 mil unidades. A quota da empresa finlandesa foi de 29% e os resultados ano-pós-ano mostram uma queda de 15%.
A surpresa aparece na terceira posição que entre junho e setembro foi ocupada pela TMN fruto de 59 mil telemóveis vendidos e que ainda assim, foram menos 29% do que em 2011 - o que acaba por espelhar as dificuldades do mercado português neste setor.
As restantes marcas venderam 310 mil telemóveis, um número inferior ao registado pela Samsung e Nokia sozinhas e em separado.
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Microsoft: 50 anos de história e os marcos da empresa que redefiniu o software na computação pessoal -
App do dia
Pondlife é um jogo relaxante que ensina mais sobre os peixes e animais marinhos -
Site do dia
Aprenda acordes de guitarra gratuitamente através do FretMap -
How to TEK
Instagram muda layout e substitui quadrados por retângulos nos perfis. Como se adaptar ao novo formato?
Comentários