
A população no interior do país está preparar-se para a TDT mais rapidamente do que o registado na faixa litoral. Até ao dia 15 de janeiro, cerca de 50% dos cidadãos que habitam a região já teriam essa migração assegurada, revela a Anacom, citando dados da Marktest.
Estes níveis de adaptação obtêm-se com uma distância de três meses da data do desligamento final (26 de Abril), quando na faixa litoral esse nível de migração só foi atingido um mês antes da migração.
O inquérito, feito a nível nacional, revela ainda que cerca de 45% da população pretende migrar comprando uma caixa descodificadora, quando em dezembro esse valor era de 37%.
Segundo o mesmo inquérito, o nível de conhecimento dos inquiridos sobre o que é a TDT e o que fazer para preparar a migração continua a aumentar e está já em cerca de 95%, aproximando-se dos níveis de conhecimento que se verificavam na faixa litoral do país à data do início do apagão.
"Apesar disso, é importante o envolvimento das entidades locais, autarquias, juntas de freguesias e agentes de ação social de modo a garantir que neste processo mesmo as populações que vivem mais isoladas e com maiores dificuldades no acesso à informação possam ter apoio na transição", alerta a Anacom.
Em dados publicados ontem, a entidade reguladora mostrava-se satisfeita com a primeira fase do processo de migração, revelando que o número de chamadas para o call center da TDT (400) representava menos de 1% das cerca de 78 mil famílias que tiveram que se preparar para receber o sinal digital nos dois primeiros momentos de desligamento, a 12 e 23 de janeiro.
Depois de 12 e 23 de janeiro, o processo de migração para o sinal digital de televisão avança, na próxima quarta-feira, dia 1 de fevereiro, com o desligamento do emissor de Monsanto e os retransmissores do Areeiro, Barcarena, Caparica, Carvalhal, Cheleiros, Estoril, Graça, Montemor-o-Novo, Odivelas, Sintra, Malveira, Sobral de Monte Agraço, Coruche e Cabeção.
No total, serão abrangidas por este desligamento mais de dois milhões de habitantes, distribuídos por cerca de 40 concelhos dos distritos de Évora, Lisboa, Portalegre, Santarém e Setúbal.
Depois de concluído o terceiro momento do desligamento será ultrapassada a meia centena concelhos que já só recebem a televisão digital, nota a Anacom.
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Microsoft: 50 anos de história e os marcos da empresa que redefiniu o software na computação pessoal -
App do dia
Pondlife é um jogo relaxante que ensina mais sobre os peixes e animais marinhos -
Site do dia
Aprenda acordes de guitarra gratuitamente através do FretMap -
How to TEK
Instagram muda layout e substitui quadrados por retângulos nos perfis. Como se adaptar ao novo formato?
Comentários