Aproveitando o 13º Congresso das Comunicações da APDC, a Microsoft Portugal realizou esta manhã um evento para mostrar algumas aplicações desenvolvidas para PDAs e smartphones baseados no sistema operativo Microsoft. Neste âmbito foram anunciadas quatro soluções representativas de diferentes áreas de actividade.



A primeira apresentação coube ao Millenium BCP que disponibilizará a partir de amanhã um conjunto de serviços, semelhantes aos disponíveis no seu canal de Internet, adaptados para smartphones.



Depois de lançar o mesmo tipo de funcionalidades para PDAs o banco decidiu agora avançar com um modelo semelhante para este tipo de terminais móveis multiplicando as suas plataformas complementares que, considerou na apresentação, terem grande aceitação junto dos clientes. O banco conta com um milhão utilizadores registados na sua plataforma de Internet (Cidade BCP) e regista diariamente 100 mil utilizações, avançou um representante do Millenium BCP.



Os clientes que disponham de um smartphone poderão fazer o download da aplicação e aceder a um conjunto de serviços que vão desde saldos, movimentos, transferências interbancárias, pagamento de serviços, carregamento de telemóvel, consulta de cotações, etc.



Uma ligação GPRS assegura a comunicação com o servidor do banco, para consulta de dados actualizados embora seja possível fazer determinados tipos de operações sem recorrer á ligação telefónica (recorrendo a informações recolhidas do servidor em alturas anteriores).



A Modelo e Continente apresentou também uma aplicação para PDA que pretende transpor para este suporte o conjunto de serviços já disponibilizados no website. O Pocket Continente permitirá ao utilizador encomendar as suas compras através do terminal, seleccionando quantidades e produtos nas várias listas de produtos disponíveis. A aplicação permite ainda introduzir algumas especificações relativamente às características do produto que irá ser adquirido, seleccionar data de entrega e modo de pagamento (cartão de crédito ou cheque).



Para efectuar pesquisas de produtos não disponíveis nas listas de compras é necessário efectuar a ligação GPRS, assim como para enviar o pedido ao hipermercado. Para compor a lista de compras com base nas listagens disponíveis a aplicação permite realizar a operação offline.



A PHC foi a terceira convidada da Microsoft para apresentar o Digital Pocket Análises uma aplicação empresarial que permitirá aceder via smartphone a qualquer análise desenvolvida anteriormente no sistema da PHC. O Pocket análises permite visualizar a informação num sistema snapshot (resumo da informação) ou num modelo mais detalhado com informações sobre as diferentes áreas pré-configuradas (controle de encomendas, vendas, etc). Esta aplicação só pode ser instalada em terminais que suportem o sistema operativo da Microsoft Smartphone 2003, que deverá estar disponível em Portugal no início do próximo ano.



O evento serviu ainda para anunciar uma parceria entre a Capital IT e a Expand IT para a área de mobilidade. As duas empresas já desenvolveram algum trabalho nesta área sobre soluções já existentes (ERP MBS Navision, SAP entre outras) formalizando hoje uma parceria.



A Novabase esteve também representada no evento patrocinado pela Microsoft com quem anunciou uma parceria. Nos termos do acordo entre as duas empresas a Novabase pretende posicionar-se como principal player no mercado português de smartphones, PDAs e PC Cards que suportem sistema operativo Microsoft. Nesse sentido, a empresa está a disponibilizar terminais para o mercado de retalho, operadores e empresarial.



A Microsoft garante que é seu objectivo, a médio prazo tornar os smartphones, hoje ainda bastante caros, numa comoditie. Para atingir esta meta o gigante do software pretende contribuir para a criação de regras e normas capazes de desenvolver um ecossistema onde as empresas possam participar nas oportunidades criadas pela indústria, avançou Artur Amaral, Telco Market Manager da Microsoft Portugal.



Notícias Relacionadas:

2003-09-15 - Motorola e Microsoft estabelecem parceria para desenvolvimento de smartphones

2003-02-17 - Microsoft e Intel revelam design de Smartphone baseado na arquitectura PCA

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.