A Microsoft apresentou a sexta versão do sistema operativo para dispositivos móveis Windows Mobile. O software inclui novas aplicações que até aqui apenas se encontravam disponíveis para computador, algumas das quais no domínio da segurança.



De acordo com a imprensa internacional, o novo sistema operativo tem diversas parecenças com o novo Windows Vista, nomeadamente no que diz respeito às funcionalidades disponibilizadas.



O novo sistema operativo para dispositivos móveis, anteriormente conhecido com o nome de código Crossbow, deverá chegar ao mercado no segundo trimestre em três versões diferentes, suportando email no formato HTML.




Na área de segurança, o Windows Mobile 6 inclui opções de certificação e encriptação de cartões de armazenamento e permite que os administradores de redes móveis possam eliminar todos os dados existentes no dispositivo móvel em caso deste ser perdido ou furtado.



Através do novo sistema operativo os utilizadores podem visualizar, editar ou criar ficheiros em Word, Outlook, Excel e Powerpoint, sem que seja afectada a formatação original dos conteúdos. A visualização de email em formato HTML é outra das inovações apresentadas pelo software.



Apesar de contar com uma participação mais modesta no mercado, quando comparado com outros sistemas operativos como o Symbian, o Windows Mobile foi seleccionado pela Vodafone como um dos três sistemas aos quais pretendia dar suporte no futuro. Os outros dois sistemas operativos são as Séries 60 da Sybian/Nokia e o Linux.



Com a entrada do novo sistema operativo no mercado a Microsoft prevê que o número de vendas de telemóveis com Windows Mobile duplique nos próximos dois anos.

Notícias Relacionadas:

2007-02-01 - Duas falhas de segurança afectam Windows Mobile

2006-12-07 - Microsoft disponibiliza Windows Live Search para telemóveis