A reunião marcada para amanhã em Bruxelas entre os 27 ministros das telecomunicações da União Europeia tem agendada a aprovação das prioridades da Agenda digital da Europa para 2020. Suportada na Estratégia de Lisboa, lançada em 2000 e revista em 2005, a Agenda Digital é um dos pilares políticos da nova comissão de Durão Barroso.

A estratégia EU 2020 tem estado em consulta pública e define as prioridades gerais para a área da Sociedade da Informação, assim como para o sector das telecomunicações.

As definições da nova estratégia prevêem as mesmas bases já definidas anteriormente para a i2010, sustentando o crescimento e a inovação económica da Europa no desenvolvimento das TIC e procurando minimizar a divisão digital que ainda se mantém entre os que não podem, ou não querem, ter acesso às novas tecnologias.

No conselho de ministros será ainda debatido o aumento de colaboração na área das redes e segurança da informação, que passa actualmente pela agência europeia Enisa.

as questões relacionadas com a governação da Internet vão também estar sobre a mesa dos ministros dos 27 que vão debater as últimas alterações ocorridas nesta matéria.