Na cidade de Barcelona é visível que as contenções orçamentais da conjuntura de crise "vestiram" menos hotéis e edifícios de escritórios com as cores das principais empresas, mas dentro da própria feira não se sentem diferenças, com o mesmo nível de animação e cor nos stands e na promoção das novidades. A GSMA Mobile World Congress que hoje tem início em Barcelona concentra-se agora em 4 dias, mas as empresas que têm ambições nesta área não podem retirar este evento do plano de investimentos.

Ao todo estarão presentes na exposição mais de 1200 empresas, de diversas dimensões e origens, com soluções variadas e um objectivo comum: encontrar clientes e/ou parceiros para produtos cada vez mais globais.

De Portugal a AveiDigital, a PT Inovação, a WeDo Technogies, a Wit Software e a Ndrive repetem presenças na feira com stands próprios ou partilhados (no caso da Ndrive) e investimentos equivalentes aos realizados em anos anteriores.

As soluções apresentadas reflectem os seus portfolios de produtos, com a AveiDigital a promover as soluções de telefones wireless para GSM, que já são usados pelo Vodafone Casa, e a PT Inovação a apostar nas soluções de convergência fixo-móvel, para além das redes inteligentes. A WeDo Technologies guarda espaço de promoção para as soluções de revenue assurance e a Wit Software demonstra soluções de convergência entre telemóvel, Internet e Consolas. Partilhando um stand com um parceiro, a NDrive leva a Barcelona uma solução de localização em redes móveis integrada com o seu software para GPS.

Para além destas empresas a "comitiva portuguesa" conta com a presença de mais três dezenas de companhias que desenvolvem soluções móveis e que vão participar no Brokerage event, uma iniciativa do ACC1Ó - Departamento do Governo Regional da Catalunha, em parceria com a rede Enterprise Europe Network - a rede europeia de apoio às PME, que é coordenado em Portugal pela Agência de Inovação.

Este ano o número de participações portuguesas no Brokerage 2009 do GSMA Mobile World Congress atinge um número recorde de 30 empresas que vão mostrar 58 tecnologias, acumulando mais de centena e meia de reuniões de negócio nos 4 dias do evento. Algumas das empresas já participaram em edições anteriores mas continuam a encontrar vantagens nestas reuniões pré-agendadas.