A MontaVista anunciou que vai iniciar a distribuição do Mobilinux 4.0, o seu sistema embebido para telemóveis baseado no kernel 2.6 de Linux. O anúncio é baseado na iniciativa da MontaVista divulgada em Fevereiro passado, direccionada à indústria de telecomunicações, sendo esperada a comercialização dos primeiros equipamentos já no segundo trimestre deste ano.



O Mobilinux Open Framework pretende criar em conjunto com a fabricantes de chips para telemóveis, fabricantes de equipamento e empresas de software, uma arquitectura de referência para telefones móveis a funcionar com sistema operativo Linux. As plataformas de referência têm-se mostrado uma boa aposta para outros sistemas operativos móveis, como o Symbian e o Palm.



De acordo com dados da empresa, a nova arquitectura permitirá o uso de um único processador que acolhe a gestão das comunicações de voz e aplicações de software, reduzindo assim o custo total do equipamento a comercializar. Jacob Lehrbaum, gestor de produto da MontaVista, admite mesmo que a utilização da plataforma Mobilinux reduza os custos a um quinto dos valores obtidos com os sistemas operativos móveis da Symbian, Palm e Microsoft.



O mercado asiático tem conhecido um maior desenvolvimento a nível de utilização de sistemas Linux para telefones móveis, mas as plataformas alternativas estão a ganhar mais peso com o investimento das grandes empresas nos países da Ásia/PAcífico. Recorde-se que recentemente a Palmsource completou a aquisição da MobileSoft China, e este ano vai apostar no mercado asiático no sentido de alargar a sua gama de produtos de software para telefones e outros dispositivos móveis.

Notícias Relacionadas:

2005-04-18 - Linux conquista posição credível nos servidores e segmentos técnicos
2004-12-10 - PalmSource compra China MobileSoft e aposta em Linux