A Motorola colocou ontem à venda o seu primeiro smartphone para o mercado português, o MotoQ 9h que herda as características do modelo que registou sucesso nos Estados Unidos mas que foi "corrigido, melhorado e europeizado", adianta Mário Serafim, responsável pela Motorola em Portugal. O terminal está desde já à venda na FNAC mas em breve poderá integrar as ofertas de operadores móveis.
A fabricante de telemóveis norte americana está a proceder à renovação do seu portfólio e este modelo enquadra o conceito de smartphones operáveis com apenas uma mão que a Motorola quer apresentar como alternativa aos smartphones/PDA, que exigem a ocupação das duas mãos para explorar as suas funcionalidades.
O equipamento integra o sistema operativo Windows Mobile 6.0, em português, e Mário Serafim acredita que este é uma aposta importante já que 85 por cento dos smartphones vendidos em Portugal usam o sistema operativo da Microsoft, o que corresponde a 3 por cento de todas as vendas de terminais e 10 por cento do valor do mercado.
"Este mercado [de smartphones] está a crescer 10 por cento ao ano, e é dominado essencialmente por marcas não tradicionais […] é um sweet spot onde a Motorola não podia deixar de estar", afirma Pedro Reis, director de marketing da empresa em Portugal.
A opção da empresa de colocar o MotoQ 9h à venda na FNAC, livre de operador, é justificada por Pedro Reis, que sublinha ao TeK a importância da loja como líder de vendas neste segmento e local de experimentação antes da compra. Ainda assim Mário Serafim afirma que há acordos com operadores e que em breve o terminal pode integrar a oferta das empresas de comunicações móveis.
Pedro Reis acredita que este terminal tem como alvo três segmentos de clientes diferentes, entre os fãs de tecnologia, os profissionais que procuram um equipamento com estilo e funcionalidades e os home managers (os novos CEOs). Como funcionalidades chave destaca o teclado Qwerty completo, optimizado para facilitar a escrita e as ferramentas multimédia, assim como a legibilidade do ecrã que se adapta às diferentes condições de luminosidade do ambiente.
O responsável ressalva ainda o facto de cobrir as diferentes tecnologias de rede móvel, e suportar HSDPA, com velocidades de 3,6 Mbps, embora não garanta acesso a tecnologia Wi-Fi.
Notícias Relacionadas:
2007-04-20 - Mercado de telemóveis com crescimento lento ao longo de 2007
2007-04-19 - Motorola fecha primeiro trimestre com prejuízos de 181 milhões de dólares
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Microsoft: 50 anos de história e os marcos da empresa que redefiniu o software na computação pessoal -
App do dia
Pondlife é um jogo relaxante que ensina mais sobre os peixes e animais marinhos -
Site do dia
Aprenda acordes de guitarra gratuitamente através do FretMap -
How to TEK
Instagram muda layout e substitui quadrados por retângulos nos perfis. Como se adaptar ao novo formato?
Comentários