Equipamentos terminais (ONT) mais pequenos e baratos, e terminais de rede mais flexíveis são algumas das adaptações que a Motorola está a desenvolver para responder às necessidades do mercado de fibra na Europa e Ásia. A empresa, que esteve presente na FTTH Conference - que ontem terminou em Lisboa - mostrou as novas soluções que se adaptam também às necessidades dos projectos em redes rurais.

David Gaetani, director de marketing para a área de mobilidade doméstica e redes, adiantou ao TeK que a Motorola já está em contacto com vários operadores portugueses que estão a investir em fibra, como a PT e a Sonaecom, para além dos vencedores dos concursos das redes rurais, mas que não tem ainda nenhum contrato assinado nesta área.

"Vemos grandes oportunidades de desenvolvimento do nosso negócio na Europa, mas este é um mercado onde existem desafios importantes e por isso estamos a adaptar a nossa oferta", explicou David Gaetani.

A empresa já tem um contrato com um operador T1 na Europa (um dos maiores operadores) que não tinha experiência anterior na fibra, mas ainda não pode revelar o nome do parceiro.

A proposta de valor da Motorola centra-se na qualidade e fiabilidade, mas também na sua experiência na área do vídeo, uma das aplicações mais importantes no desenvolvimento dos serviços baseados em fibra óptica.

A nível dos equipamentos a experiência dos projectos de fibra desenvolvidos com a Verizon nos Estados Unidos foi adaptada pela Motorola para os novos mercados, com ONT mais pequenos e baratos, embora com menos capacidade e sem integração de baterias.