A Samsung destronou a Motorola no ranking das marcas de telemóveis mais vendidas ao longo do terceiro trimestre deste ano.



A fabricante coreana passou a ocupar a segunda posição colocando a Motorola no terceiro posto das preferências dos utilizadores. A participação da Samsung no mercado passou a ser de 14,5 por cento enquanto que a da concorrente norte-americana se fixou nos 13,1 por cento.



As quotas de mercado obtidas pelas marcas no referido trimestre representam, respectivamente, uma subida de 2,3 por cento por parte da Samsung - que vendeu 41,8 milhões de telemóveis - e uma quebra de 7,6 por cento da Motorola, que se ficou pelos 37,8 milhões de equipamentos comercializados.



A Nokia beneficiou do alargamento do seu portfolio, que vai desde os equipamentos de baixo custo a telemóveis com capacidade de multimédia avançadas. Dada a oferta, a fabricante finlandesa manteve-se na liderança do mercado abarcando uma quota total de 38 por cento já que dos 288,9 milhões de telemóveis vendidos no terceiro trimestre, 110 milhões foram comercializados pela Nokia.



Apesar de ainda não entrarem nas contas da consultora o número de vendas do iPhone a nível mundial, a Gartner indica que o telemóvel da Apple já conquista 2,5 por cento da quota de mercado norte-americana. Isto porque a empresa já terá vendido mais de um milhão de unidades do equipamento na referida região.



As vendas mundiais de dispositivos móveis dispararam no trimestre analisado com o negócio a ser potenciado pelo volume de negócio obtido na região Ásia-Pacífico, Europa Ocidental, Médio Oriente e Ásia.



Estima-se que as vendas aumentem entre 10 a 15 por cento este trimestre e que o iPhone comece a entrar nos resultados mundiais uma vez que já está disponível em dois países europeus (Reino Unido e Alemanha) e no final deste mês começa a marcar presença num terceiro (França).



Notícias Relacionadas:

2007-10-23 - Mercado de telemóveis reciclados gera 2,5 mil milhões de dólares em 2007