A divisão Information and Communication Mobile (IC Mobile) da Siemens e a Motorola divulgaram hoje uma parceria com vista ao desenvolvimento de telemóveis UMTS (Universal Mobile Telecommunications System) comerciais da Siemens através da utilização da plataforma i.300 de redes de comunicações sem fios de terceira geração (3G) da Motorola.



Um dos objectivos desta colaboração consiste na realização conjunta de testes de interoperacionalidade num ambiente de utilizador para utilizador e empregando equipamento real. As duas companhias, actualmente ocupando a segunda e terceira posição na lista dos maiores fabricantes mundiais de telemóveis - pretendem, desta forma, acelerar a adopção pelo mercado dos telemóveis 3G.



Nos termos deste acordo a longo-prazo, a Motorola vai disponibilizar à Siemens a plataforma i.300, incluindo as séries de microprocessadores DragonBall MX,que oferecem capacidades multimédia e de processamento de aplicações.



Segundo o comunicado oficial divulgado, prevê-se que os primeiros terminais UMTS baseados na plataforma i.300 começem a ser comercializados no início de 2004. "De forma a preparar os clientes da Siemens para uma adopção natural e sem dificuldades da nova tecnologia a partir do momento em que estiver disponível", o Sector de Comunicações Pessoais da Motorola irá fornecer à Siemens os seus primeiros terminais 3G, especificamente adaptados para esta fabricante, a partir do último trimestre de 2002 e até 2003.



O primeiro aparelho que a Siemens pretende lançar no mercado em 2002 irá basear-se no A820 da Motorola, um telemóvel que integra uma vasta gama de funcionalidades de entretenimento e de comunicação empresarial. Baseado na tecnologia a partir da qual a plataforma i.300 está a ser desenvolvida, este terminal combina capacidades de transmissão de voz, dados e vídeo em alta velocidades, como o MMS (Multi-media Messaging Service), câmara de vídeo, leitor de músicas em formato MP3, downloads de toques, jogos e tecnologia sem fios Bluetooth.


Notícias Relacionadas:

2002-02-07 - Motorola e Sega em aliança para o desenvolvimento de jogos para Palm OS

2000-11-08 - Toshiba e Siemens formam aliança