Na Mobility Conference, que decorre em Barcelona, a Nokia mostrou mais três terminais que adiciona à sua linha de equipamentos Nseries. O principal destaque vai para o Nokia N92, o primeiro telemóvel a integrar uma receptor de televisão com a norma DVB-H.



Os novos terminais juntam-se a três outros modelos lançados em Abril nesta gama, sendo que conjugados com a recém anunciada Eseries destacam a aposta da Nokia no segmento de smartphones para as empresas. A companhia finlandesa mostrou ainda uma série de novos produtos e soluções destinadas ao broadcast.



O N92 deverá estar disponível em meados de 2006 na Europa, África e Ásia, em países onde existem serviços DVB-H e o preço estimado rondará os 600 euros. Para além do receptor de TV, que o transforma numa pequena televisão, o telemóvel integra o Electronic Service Guide com informação sobre a programação e serviços baseados em televisão, e o XpressMusic, que conjugado com um cartão de memória permite a sua utilização como leitor de música digital.



"Esperamos que o mercado para os terminais de convergência duplique em 2006 para as 100 milhões de unidades [...] A convergência está a abrir um mundo de oportunidades para os nossos clientes e parceiros, e a Nokia está empenhada em desenvolver as ferramentas, soluções e produtos para tornar a promessa da indústria digital numa realidade", afirmou Jorma Ollila, CEO da Nokia, em comunicado.


A par com o N92 a Nseries recebe também o N80, previsto para o primeiro trimestre de 2006, que se distingue pela compatibilidade entre redes WLan e 3G, assim como a integração de suporte à tecnologia de redes domésticas UPnP. Através desta norma será mais fácil trocar conteúdos entre o telemóvel e outros equipamentos domésticos, assim como imprimir directamente a partir do terminal móvel.

Notícias Relacionadas:

2005-10-19 - Nokia volta a inovar com nova colecção de inspiração étnica