O número de clientes de serviços de telefonia fixa era de 3,8 milhões no final do terceiro trimestre, representando um crescimento de 3,7% em comparação com igual período do ano passado. A Autoridade Nacional das Comunicações salienta que este aumento está relacionado com a subscrição de serviços de telecomunicações em pacote que incluem chamadas gratuitas entre números fixos.

Apesar de o volume de minutos de chamadas geradas em serviços de telefonia fixa ter diminuído 7% no espaço de um ano, os portugueses ainda gastaram 1,53 mil milhões de minutos com estes serviços. De acordo com a ANACOM, em média cada português gasta 86 minutos de chamadas de voz entre números fixos.

Já a média de tempo gasto em chamadas fixo-móvel foi de 9 minutos, com as chamadas internacionais a registarem uma média de 8 minutos.

Olhando para os operadores de telecomunicações, o Meo tinha 47,5% dos clientes, a NOS 36%, a Vodafone 11,6% e a Cabovisão aparecia com 4,8% de quota no final de setembro.

Um outro dado mostra que o número de telefones públicos baixou mais de 3% relativamente a 2014, havendo agora cerca de 22 mil no território português.

Se ainda é dos que usa bastante o telefone fixo, veja aqui alguns equipamentos modernos que lhe podem interessar.