
“Roaming? Isso já acabou, já não se paga nada!” – se ouvir esta frase a um dos seus amigos ou companheiros de férias no estrangeiro, entre na conversa de imediato. É que as novas resoluções vindas da União Europeia (UE) e que ditam o fim das tarifas cobradas nas telecomunicações de e para o estrangeiro entram em vigor apenas em junho do ano que vem, conforme o TeK noticiou recentemente, após terem sido aprovadas em outubro.
Pode mesmo verificar as dez perguntas e respostas sobre o fim das tarifas de roaming na UE, mas o mais importante a reter por agora é: as operadoras nacionais continuam a cobrar valores extra sempre que utiliza o seu equipamento móvel para fazer e receber chamadas de voz, enviar mensagens e aceder à internet fora de Portugal.
Nas viagens para o resto do mundo existem sempre custos e não há planos para que essa realidade sofra alterações. Contudo, há já várias semanas que os valores cobrados são mais baixos nos países que fazem parte da União Europeia, fruto de uma longa “caminhada” que as entidades responsáveis têm travado para melhorar cada vez mais a eurotarifa a favor do utilizador.
Enquanto não chega o dia 15 de junho de 2017, a eurotarifa fixa os valores máximos que as operadoras de telecomunicações podem cobrar no que diz respeito a roaming entre países da EU. No caso de Portugal, os valores que vigoram de momento são de 5 cêntimos por minuto nas chamadas de voz, 2 cêntimos por SMS enviado e 5 cêntimos por megabyte consumido nos acessos à internet móvel (acrescem valores de IVA).
Mas atenção: há vários planos e promoções, por assim dizer, que as operadoras nacionais praticam, pelo que sugerimos que siga os conselhos que lhe deixamos abaixo e fique a saber quanto paga caso efetue comunicações de e para o estrangeiro.
Pode ainda consultar um guia bastante completo sobre roaming internacional no site da Anacom. O contacto com a sua operadora antes de sair do país e em situações equivalentes é crucial, de qualquer das formas, pois os vários tarifários, planos e pacotes incluem sempre exceções e condições especiais muitas vezes apresentadas apenas nas "letras pequeninas".
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
O melhor do céu e da Terra em imagens de eclipses, nebulosas e desafios planetários -
App do dia
Tem uma agenda cheia de tarefas? Sectograph ajuda a gerir o tempo com um "relógio" interativo -
Site do dia
Perde tempo a escrever um rascunho de texto por causa das correções? Teste o site do dia Flowdrafter -
How to TEK
Como planear os locais a visitar nas férias e em grupo no Google Maps
Comentários