À semelhança do que aconteceu em Alenquer e Cacém, a Anacom mostra-se satisfeita com os resultados do apagão analógico na região de Nazaré/Alcobaça, realizado a 13 de outubro último.

A passagem para a televisão digital terrestre naquela região foi concluída de forma bastante positiva, "sem perturbações de maior e com um número reduzido de situações em que as pessoas ficam sem ver televisão".

De acordo com a informação recolhida pela entidade reguladora junto do seu serviço de atendimento ao público, dos três postos de atendimento que teve a funcionar localmente e da linha de atendimento da TDT, apenas seis famílias afirmaram ter ficado sem ver televisão na sequência do desligamento do retransmissor da Nazaré, na passada quinta-feira, que afetou cerca de duas mil famílias.

Na origem do sucesso da operação está, segundo a Anacom, "a forte aposta na informação de todos os cidadãos (…), a entrega atempada de um Guia TDT em todas as casas e o envolvimento e participação dos diversos agentes locais".

A Nazaré foi a terceira localidade piloto a aderir à Televisão Digital Terrestre (TDT), depois da cidade de Agualva-Cacém, em Sintra, a 16 de Junho, e de Alenquer, que teve o sinal desligado em Maio.

Concluídos os três pilotos, vai iniciar-se no próximo dia 12 de Janeiro o desligamento nacional, já que nesse dia serão desligados os emissores e retransmissores do litoral do País, seguindo-se as ilhas em Março, e em Abril o resto do país.

Para preparar a mudança a nível nacional, a Anacom diz que vai continuar a apostar na prestação de informação às populações e no envolvimento de agentes locais."Este é um processo inevitável e será tanto mais fácil quanto maior o envolvimento ativo de todos, que junto dos seus familiares, amigos ou vizinhos, em especial dos mais idosos, mais carenciados ou menos informados, pode desempenhar um papel inestimável".

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico