O negócio de dados transformou-se numa esperança de futuro para as operadoras de telecomunicações de todo o mundo. Com um ritmo de crescimento anual de 50 por cento nos próximos três anos, o sector irá facturar em 2005 perto de 50.000 milhões de euros, de acordo com um estudo do banco de investimento Durlacher.



Um aumento que, de qualquer modo, se revela menor do que o esperado nos últimos tempos. Tal parece dever-se, fundamentalmente, às despesas que as empresas do sector tiveram com as licenças de UMTS, com os grandes investimentos realizados na construção de novas infra-estruturas e com os atrasos acumulados na implementação desta nova tecnologia. Em 2002, o negócio de dados deverá facturar 19,52 milhões de euros.



Daqui a três anos prevê-se que as comunicações móveis detenham 36 por cento do mercado de dados, enquanto 33 por cento corresponderá ao entretenimento móvel - onde se incluem jogos, logótipos e melodias -, 16 por cento a operações de pagamento e operações bancárias e dois por cento a informação móvel.



As aplicações móveis para empresas - o acesso desde qualquer ponto à intranet corporativa, o alojamento partilhado de arquivos e do correio electrónico da empresa, etc - representará 11 por cento do total do mercado, enquanto que as aplicações de relação com os clientes (CRM) e as aplicações integradas representarão cada uma um por cento.



As mensagens curtas, ou SMS, que nos últimos tempos registaram grandes crescimentos, acusarão durante os próximos anos uma certa maturidade. De facto, o estudo do Durlacher assinala que para 2003 esta actividade chegará a um ponto de inflexão.



Tal previsão choca com a decisão adoptada por muitos operadores europeus, cujas estratégias de futuro passam pelo desenvolvimento dos serviços de SMS. Esta actividade representa actualmente cerca de nove por cento dos ingressos médios das empresas.



De acordo com o estudo, "as operadoras mostraram-se incapazes de desenvolver, até ao momento, aplicações e serviços que possam liderar o mercado de dados".



Notícias Relacionadas:

2002-06-27 - Telemóveis vão ser os dispositivos sem fios com acesso à Internet que irão crescer mais até 2006

2001-11-09 - Utilizadores de serviços móveis de dados crescem 127% ao ano até 2005