O Nexus One vai deixar de ser vendido directamente pela Google. A gigante da Internet vai apostar antes num modelo de comercialização tradicional, em lojas, que implicará novos parceiros, nomeadamente nos Estados Unidos.



Na base da decisão está a prestação da loja, lançada em Janeiro, abaixo das expectativas. "Continuava a ser um canal para os primeiros compradores", refere o vice-presidente de engenharia da Google, Andy Rubin, no blog oficial da empresa.



O responsável anuncia que a estratégia passa agora por ampliar o modelo adoptado na Europa, que assenta nas parcerias firmadas com revendedores e operadores, apostando-se numa maior disponibilidade do smartphne nas lojas.



Andy Rubin admite ainda que, por mais que as vendas virtuais do Nexus One tenham sido uma tentativa de mudar a forma como se compram telemóveis, as pessoas ainda preferem ir à loja para ver e tocar o telefone.



O site de vendas será entretanto reaproveitado para mostrar todos os smartphones de plataforma Android, numa espécie de "showcase" do portfolio da Google na Internet.