A Nokia apresentou durante o seu evento anual Nokia Connection 2005, que se realizou em Helsinquia e em Singapura, sete novos telemóveis baseados no conceito de simplicidade de utilização e ainda uma estratégia de negócio para tecnologia multirádio. A fabricante de telemóveis continua a sublinhar que o consumidor está no centro da sua estratégia, apostando na "tecnologia humana".



Pertti Korhonen, Director da área de tecnologia, defende que os produtos móveis e os serviços têm de ser intuitivos e fáceis de utilizar, um objectivo que a empresa tenta desenvolver compatibilizando os desenvolvimentos tecnológicos com a visão do consumidor nos telemóveis e conceitos que apresenta.



Entre os novos terminais móveis apresentados no Nokia Connection 2005 o enfoque está na facilidade de utilização conjugada com o design estilizado e as tecnologias já familiares aos consumidores. Só um dos novos sete terminais está preparado para redes 3G, destinando-se os restantes seis modelos a alargar a oferta para GSM e CDMA.



Para a gama de equipamentos Series 60 e Series 40, os smartphones baseados no sistema Symbian, a Nokia apresentou várias novidades, com destaque para um novo browser baseado em componentes open source que irá transformar-se no navegador web de referência para esta plataforma. Em simultâneo foi comunicado o lançamento da terceira edição da plataforma Series 40 com mais capacidades para aplicações multimédia.



Reforço da estratégia de VoIP e tecnologia multirádio
A área de soluções empresariais apresentou ainda a sua estratégia de alargamento das opções de serviços de voz para as empresas, com mais opções de mobilidade de voz baseadas no redireccionamento inteligente de chamadas e conectividade de voz sobre IP a partir das centrais telefónicas das empresas. Estes novos serviços são alavancados por parcerias com empresas como a Avaya, Cisco, OnRelay e IBM.



Para os operadores a Nokia avançou com a sua estratégia multirádio que inclui tecnologia de comunicações de banda larga sem fios, como a HSDPA, HSUPA and Internet-HSPA, que se mantêm centrais no portfólio da empresa finlandesa. a Nokia afirmou ainda a intenção de adicionar a tecnologia WiMAX ao seu portfólio, garantindo maior capacidade de conectividade wireless em áreas metropolitanas.

Notícias Relacionadas:

2005-06-09 - Nokia avança com software que permite criar e partilhar informação nos telemóveis

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.