
A Nokia está a desenvolver uma plataforma móvel para a gestão inteligente do lar que, entre outras funcionalidades, vai permitir a monitorização da utilização da electricidade e o controlo de diferentes dispositivos.
Denominada Home Control Center, a plataforma é baseada em Linux e está aberta à integração de aplicações de terceiros. O sistema é controlado através de um smartphone ou computador, localmente ou remotamente, segundo explica a fabricante finlandesa.
Com a futura solução da Nokia os consumidores poderão, por exemplo, monitorizar e controlar a utilização de electricidade e desligar e ligar dispositivos, nomeadamente ar condicionado e câmaras.
O objectivo é que no futuro a plataforma contemple a ligação de sistemas domésticos inteiros, incluindo segurança, aquecimento e ventilação.
Danfoss, Delta Dore e Ensto são alguns dos parceiros da Nokia para a Home Control Center, que estará em demonstração no Nokia World, entre 2 e 3 de Dezembro em Barcelona, Espanha.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
John Travolta em modo robot? Optimus da Tesla mostra como se arrasa na pista de dança -
App do dia
Widgetable dá mais vida ao ecrã do smartphone com widgets partilhados entre amigos ou caras-metades -
Site do dia
50 dias para desbloquear conhecimento em IA com a AI Skills Fest da Microsoft -
How to TEK
Já viu o círculo azul no WhatsApp, Instagram e Messenger? É o novo Meta AI e (ainda) não o pode desligar
Comentários