A Nokia anunciou o lançamento de um novo equipamento móvel mais fino. O Nokia N76 foi apresentado na CES em Las Vegas e marca um novo foco da estratégia da fabricante para 2007. O portfólio de equipamentos Nokia tem sido pouco abrangente em termos de equipamentos leves e finos, estratégia adoptada com sucesso por concorrentes como a Motorola ou a Samsung.



O novo Nokia N76 tem 13,4 milímetros de espessura, uma medida idêntica à do popular RAZR da Motorola, e vai estar disponível para venda ao longo do ano, sem data de comercialização anunciada para já.



Na mesma linha de equipamentos finos chega ao mercado ainda durante o primeiro trimestre uma actualização do N93. O N93i vai custar 600 dólares, enquanto o N76 terá um preço médio (fora do operador) de 390 euros.



No mesmo evento a Nokia apresentou ainda um novo Tablet que usa sistema operativo Linux e que permite realizar chamadas telefónicas via Internet. Este N800 é baseado no Nokia 770 mas face ao primeiro modelo é mais rápido, tem uma câmara integrada e tem um keyboard de ecrã inteiro QWERTY.



Neste segmento, uma parceria entre a fabricante finlandesa e a Skype, anunciada também na feira de tecnologia, vai permitir que na ainda durante a primeira metade do ano seja possível fazer chamadas via Skype nos tablet Nokia.



O Nokia N800 está disponível de imediato nos Estados Unidos e em alguns mercados europeus por 400 euros.



Ao longo do ano passado a fabricante finlandesa conseguiu manter o controlo de 35 por cento do mercado mundial graças à maior procura de equipamentos de segmento baixo nos mercados emergentes, adianta a Nokia. Recorde-se que este segmento mereceu em 2006 particular atenção por parte da empresa que reformulou e alargou a sua oferta.



Os telemóveis com câmara assumiram também lugar de destaque na performance da companhia, que ao longo de 2006 vendeu 40 milhões de equipamentos com estas características. As funcionalidades de música são outro forte atractivo dos equipamentos móveis, sobretudo para as camadas de utilizadores mais jovens. Só a Nokia terá vendido 80 milhões de equipamentos com este tipo de funcionalidade.



Notícias Relacionadas:

2007-01-08 - CES celebra 40 anos com reforço da convergência