A Nokia apresentou uma solução de infra-estrutura que permite aos operadores móveis utilizarem terminais push to talk de qualquer fabricante, garantindo a sua interoperabilidade. A solução da fabricante finlandesa assegura ainda a possibilidade de upgrade para o standard em desenvolvimento pelo consórcio Open Mobile Alliance para equipamentos push to talk apoiados em redes móveis (PoC).



Recorde-se que a Nokia é um dos cerca de 30 membros da aliança OMA que têm trabalhado no desenvolvimento de standards que permitam o crescimento das vendas deste tipo de equipamentos, que permitem comunicar directamente - à semelhança de um Walkie Talkie - ao que acrescem as funções de um terminal móvel.



O grupo garante estar avançado neste trabalho e em condições de apresentar os primeiros resultados antes do final do ano, altura em que os operadores que aderirem à solução desenvolvida pela Nokia beneficiarão do upgrade para o novo standard. A Nokia afirma que as suas acções neste domínio têm em conta as evoluções do trabalho do grupo e que a sua oferta será ajustada aos resultados deste trabalho mal sejam apresentados os primeiros resultados, esclarece um press release divulgado pela fabricante.



A solução agora apresentada deverá começar a ser instalada nas redes GSM no segundo trimestre de 2004, como serviço comercial utilizando protocolos de pré-normalização. Para além do seu próprio protocolo, a Nokia diz que irá suportar outros protocolos pré-standard desenvolvidos por outros membros da aliança a trabalhar na criação de normas para PoC, onde se incluem a Ericsson a Motorola ou a Siemens.



A Nokia conta disponibilizar comercialmente o primeiro terminal push to talk (o Nokia 5140) no segundo trimestre deste ano. Ao longo do ano a fabricante pretende enriquecer o seu portfólio de produtos com outros terminais GSM, assim como através de equipamentos baseados no sistema operativo Symbian.



Notícias Relacionadas:

2004-02-12 - Motorola aposta em funcionalidades push to talk para ganhar mercado na Europa

2003-02-17 - Fabricantes de telemóveis aliam-se em soluções de voz directa para redes GPRS e EDGE