A número um dos telemóveis apresentou ontem ao mercado o Nokia 6610i, uma versão actualizada, GPRS, do modelo 6610 que agora integra câmara fotográfica, funcionalidades MMS e rádio FM. Num design clássico, o novo telefone tem também associado um ecrã a cores e entre o conjunto de caraterísticas apresentadas estão a tecnologia Java, um browser XHTML e SyncML.



A câmara CIF do 6610i está, segundo a Nokia, optimizada para os ecrãs a cores de pequenos dispositivos - embora a fabricante em comunicado não adiante muitos pormenores acerca da facilidade. Com a adição da funcionalidade de imaging e MMS, os utilizadores poderão receber e enviar mensagens multimédia, sendo igualmente possível anexar imagens à chamada informação de contacto ou cartões de visita a partir no novo modelo.



Além disso, a fabricante refere que o browser XHTML incluído no Nokia 6610i possibilita uma navegação móvel na Web mais avançada do que a experimentada com o browser WAP 1.2.1 que o modelo original integrava, enquanto o suporte Java permite que os utilizadores façam o download de aplicações de terceiros de vários tipos - quando o 6610 só permitia três aplicações de 64 KB cada, o 6610i oferece 4 MB de memória.



Os toques polifónicos e o rádio FM integrado oferecem uma experiência de som melhorada face ao 6610 original. O Nokia 6610i também suporta o OMA Digital Rights Management versão 1.0, enquanto o SyncML permite a sincronização de dados de agenda ou o livro de endereços com clientes de tecnologia compatível.



Com 87 gramas de peso, o Nokia 6610i reclama uma autonomia de 3,5 horas em tempo de conversação e de 18 dias em stand by. O novo telemóvel chega à Europa ainda durante este trimestre, assim como à África, Ásia e Médio Oriente a um preço de retalho não subsidiado de aproximadamente 250 euros (impostos locais não incluídos).



Ao mesmo tempo que apresentava o 6610i, a Nokia anunciava igualmente que o seu modelo de terceira geração 7600 começou agora a ser comercializado no Reino Unido através da operadora 3. O 7600 é um dos telemóveis de design mais arrojado da empresa, que conta com um ecrã de 65 mil cores e permite a captação de imagens e vídeos (através de uma câmara VGA), envio e recepção de mensagens multimédia (MMS) e ainda a consulta de email móvel.



Notícias Relacionadas:

2004-03-25 - Nokia promove alargamento de conceito de mobilidade à moda