Pela primeira vez a Nokia conquistou a liderança nas vendas de telemóveis de terceira geração durante o trimestre de Abril a Junho de 2005. Neste período foram comercializados em todo o mundo cerca de nove milhões de terminais WCDMA e a Nokia conquistou uma quota global de 17 por cento, revelou a empresa de estudos de mercado Strategy Analytics.

"Se a quota global da Nokia é de 33 por cento do mercado móvel, estes 17 pontos percentuais correspondem a quase metade do seu total", disse Chris Ambrosio, director da Strategy Analytics numa declaração. A NEC e a LG foram ultrapassadas pela finlandesa e - com a redução dos preços dos aparelhos abaixo dos 200 dólares -, se estas empresas pretendem recuperar a liderança, vão ter um longo trabalho pela frente, considera a consultora.

A Motorola surpreendeu com alguns dos seus modelos, tal como o Razr V3, mas em termos de tecnologia WCDMA está muito aquém das expectativas necessitando de apresentar melhoras neste segmento, conclui o relatório.

"A Strategy Analytics Advanced Buyer Panel classificou o modelo 6680 da Nokia como o melhor telemóvel 3G na Europa Ocidental", adicionou Neil Mawston, director associado da empresa. "Passo a passo, a Nokia está a reconquistar o terreno que tinha perdido nos últimos anos para a Motorola, Samsung, LG no segmento de topo de gama".

Notícias Relacionadas:

2005-07-05 - LG vende um milhão de unidades de telemóveis 3G

2005-06-22 - Vodafone quer 360 mil clientes UMTS até final do primeiro trimestre 2006

2005-06-03 - Executivo da Motorola cauteloso quanto ao crescimento de vendas de telemóveis 3G

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.