Aproveitando a Nokia Mobile Internet Conference, um evento que decorre até à próxima quarta-feira, em Barcelona, Espanha, a Nokia apresentou hoje ao mercado mundial novos produtos, entre eles um telefone de messaging multimédia, uma nova "categoria" de telemóveis, um modelo "clássico" e três acessórios Bluetooth.



Com uma câmara digital integrada, funcionalidades de messaging multimédia (MMS) e um ecrã de tamanho considerável a cores, o Nokia 7650 é o primeiro produto deste género da empresa. De acordo com a Nokia, o novo terminal começará a ser comercializado na Europa e na Ásia no segundo trimestre de 2002.



Com o modelo 5210, a Nokia pretende iniciar uma nova categoria no seu portfólio. De design divertido, o Nokia 5210 foi concebido "para pessoas activas" e incorpora, segundo o fabricante, materiais inovadores, opções de personalização e durabilidade melhorada. O terminal inclui um termómetro e um relógio digital. A comercialização deverá ser iniciada no primeiro trimestre de 2002.



O terceiro modelo apresentado pela empresa é o Nokia 6510, um novo terminal pertencente à categoria dos "clássicos" que traz uma aplicação wallet, um conjunto de características necessárias a um telemóvel para executivos, assim como a possibilidade de personalização exterior com tampas Xpress-on. Além disso, o dispositivo incorpora um rádio FM. Este modelo também deverá chegar ao mercado durante o primeiro trimestre de 2002.



A Nokia deu ainda a conhecer três novos acessórios Bluetooth. O Nokia Wireless Headset, o Nokia Wireless Car Kit e o Nokia Connectivity Card são compatíveis com a última versão daquela especificação e estarão disponíveis no mercado europeu e asiático no primeiro trimestre de 2002.



Durante o primeiro dia da Nokia Mobile Internet Conference, o fabricante finlandês lançou uma versão da sua solução mPosition para WCDMA e o Enabling Mobile Location Center - reforçando o seu empenho no desenvolvimento de serviços de localização móvel.



A Nokia mPosition para WCDMA proporcionará, de acordo com o fabricante, uma migração fácil e rápida da actual mPosition para GSM, possibilitando que os operadores introduzam serviços de valor acrescentado de terceira geração baseados na localização de subscritores.



O Enabling Mobile Location Center (EMLC), também apresentado durante o mesmo evento, consiste num componente chave da sua solução mPosition que permite que os operadores ofereçam serviços de localização móvel aos seus subscritores.



Notícias Relacionadas:

2001-10-11 - Nokia apresenta novo conceito de telemóvel de entretenimento